Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

ATUALIZAÇÃO: embora o avião citado abaixo tenha sido o primeiro a decolar rumo ao Brasil, ele não será o primeiro a pousar por aqui. Outro chegará antes, como explicamos nessa outra matéria. E uma correção, a matrícula correta do jato abaixo é PS-SFC.
Está em voo rumo ao Brasil o primeiro jato da frota da ITA Transportes Aéreos, o braço de aviação do Grupo Itapemirim. Decolado da Espanha, a aeronave a pelo norte do globo antes de vir para o Brasil.
É possível acompanhar a rota da aeronave em tempo real através de aplicativos de rastreamento de voos, como o FlightRadar24, nesse link. A aeronave se despediu do Aeroporto de Ciudad Real hoje, após meses de voos de teste na cidade espanhola:
Nossos colegas do Ciudad Real Airport no Twitter confirmaram a saída do jato para entrega à ITA, vide abaixo:
…corrección, la matrícula es OE-IKJ
— CiudadReal Airport (@CRealAirportCQM) February 19, 2021
O jato carrega a matrícula austríaca OE-IKJ (msn 2156) e estava em Ciudad Real na Espanha desde setembro do ano ado. Entre o final de 2020 e o começo de 2021, a aeronave chegou a realizar testes em voo e ou pela aceitação do novo cliente.
No Brasil, a aeronave terá a matrícula PS-SFC. Não há fotos disponíveis da aeronave, mas como informado hoje pela companhia, ela está toda branca e apenas com um adesivo da empresa, bem simples.

Histórico do Jato
O avião pertence ao banco alemão DVD Bank, que faz o leasing (aluguel) para as companhias aéreas. Ele foi fabricado em 2004 e entregue à Valuair de Cingapura, e seis anos depois transferido para a Jetstar Asia, da mesma cidade-estado.
Em 2013 foi para a Turquia, onde voou pela Anadolu Jet e Turkish Airlines, sua última operadora de fato. Já em 2019 foi retirado de serviço e separado para a Sky Angkor Airlines do Camboja, mas ela acabou não pegando o jato, apesar de ele ter sido adesivado nas cores da empresa.
Desde então o avião aguardava um novo operador, e foi cogitado que iria para a espanhola Wamos Air, mas acabou indo para a ITA no final do ano ado.
Ele fez testes em Ciudad Real e hoje foi para a Islândia, e agora segue para a América do Norte, antes de descer para a América do Sul. Não se sabe ainda qual será o aeroporto de entrada no Brasil, mas a aeronave prosseguirá para São José dos Campos onde será pintada e configurada no padrão da ITA.
Configuração interna
Segundo Tiago Senna, CEO da empresa aérea, em entrevista recente, os jatos da frota terão 168 assentos, sendo 9 fileiras mais confortáveis, na frente, com pitch de 34″ e outras 19 fileiras com pitch de 31″. Para efeitos de comparação, os aviões A320 da Latam e Azul possuem 174 assentos.
O serviço a bordo será simples num primeiro momento, alinhado com suas pares. O sistema de entretenimento deverá contar com uma solução por streaming em que o ageiro usa seu próprio celular ou tablet como ela. Os jatos não devem ter monitores individuais.
Segundo planos anunciados no final de 2020, a empresa aérea projeta operar até 50 aeronaves e receber mais nove ainda este mês.