
A Bombardier confirmou que seu jato Global 8000, o modelo de ultralonga distância da empresa, está a caminho de entrar em serviço ainda este ano, com a primeira aeronave atualmente avançando em sua montagem final.
Os principais componentes do jato têm sido entregues pontualmente à instalação da Bombardier no Aeroporto Internacional de Toronto-Pearson, segundo a fabricante canadense.
Além disso, o Centro de Teste de Voo da Bombardier em Wichita, Kansas, já submeteu a aeronave de teste do Global 8000 a rigorosos testes de voo, incluindo missões para a Europa, como informou o site FlightGlobal.
“O Global 8000 da Bombardier possui capacidades excepcionais de decolagem e pouso em pista curta, permitindo o a aeroportos menores que outras aeronaves de sua categoria não conseguem atingir”, afirmou Stephen McCullough, vice-presidente sênior de engenharia e desenvolvimento de produtos da Bombardier. “Isso faz dele a escolha clara para proprietários e operadores exigentes que priorizam conveniência e flexibilidade.”
Com um alcance líder na indústria de 8.000 milhas náuticas (14.800 km) e uma velocidade de cruzeiro máxima incomparável de Mach 0.94, o Global 8000 competirá no topo do segmento com o iminente Gulfstream G800 e o Dassault Falcon 10X.
“A primeira aeronave de produção do Global 8000 está progredindo continuamente na montagem final, e estamos no caminho certo para cumprir nossas metas para este incrível jato – o mais rápido e impressionante jato de negócios de ultralonga distância da indústria”, acrescentou David Murray, vice-presidente executivo de manufatura, TI e do sistema de excelência operacional da Bombardier.
Murray destacou que as equipes de engenharia e produção da Bombardier têm demonstrado níveis inigualáveis de comprometimento, inovação e especialização em todas as etapas do processo de fabricação.