window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Problema em avião MD-11F pouco após decolar leva pilotos a declararem “Mayday” para voltarem logo à origem

Avião MD-11F UPS
MD-11F da UPS, igual ao envolvido na ocorrência – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Em um incidente na última sexta-feira, 10 de maio, um avião trimotor McDonnell Douglas MD-11F (cargueiro) da companhia norte-americana UPS Airlines, com registro N284UP, realizou um pouso de emergência no Aeroporto de Oakland, Califórnia, após enfrentar problemas de controle de voo.

O voo 5X-2949, que havia partido de Oakland por volta das 06h30 da manhã, com destino a Ontario, ambas cidades nos Estados Unidos, transportava três tripulantes, segundo informações compartilhadas pelo The Aviation Herald.

O incidente ocorreu durante a fase de subida inicial do voo, quando, ao atingir 4.000 pés (1.220 metros) de altitude, a tripulação interrompeu a ascensão e declarou Mayday (chamada de emergência na frequência de comunicação) devido a problema no controle da aeronave.

Após avaliarem a situação do grande trijato, os pilotos optaram por retornar ao aeroporto de origem, Oakland, antecipando que seriam capazes de deixar a pista após o pouso e taxiar até o pátio sem necessidade de assistência adicional.

Imagem: RadarBox

A aterrissagem ocorreu de forma segura na pista 30, cerca de 20 minutos após a decolagem, e a aeronave manteve uma velocidade normal. Após o pouso, a tripulação dispensou qualquer assistência adicional dos serviços de emergência e procedeu por conta própria ao taxiamento até o pátio.

Após o incidente, o MD-11F permaneceu em solo por aproximadamente 13 horas antes de partir de Oakland, por volta das 20h10, e voar até Ontario, sem relatos de novas intercorrências. Não há informações conhecidas sobre alguma descoberta que a manutenção tenha feito em relação ao problema.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias