
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que o projeto de fomento à educação Asas da História, parte do programa Asas para Todos, já realizou sete visitas nos aeroportos de Brasília (DF), São Paulo/Congonhas (SP) e Rio de Janeiro/Galeão (RJ). Ao todo, 227 jovens de escolas públicas e comunidades carentes dessas cidades conheceram por dentro os três maiores aeroportos do país.
A ação tem como objetivo a inclusão de jovens no mundo da aviação civil, mostrando o funcionamento dos aeroportos, apresentando as diversas profissões do setor e o fluxo de trabalho para que todas as viagens sejam feitas com agilidade e segurança.
O projeto realizou três visitas ao Aeroporto de Congonhas, o segundo mais movimentado do Brasil, nos dias 21 e 26 de novembro de 2024 e no dia 3 de abril de 2025, reunindo 114 jovens de comunidades de São Paulo (SP), assistidos pela Coordenação de Políticas para a Juventude, do Município de São Paulo.
Em Brasília (DF), o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek recebeu a visita de 31 jovens do Centro Educacional São Francisco, de São Sebastião (DF), no dia 7 de novembro de 2024. E o Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), recebeu 82 jovens assistidos pela Secretaria Especial de Juventude do Rio de Janeiro, pertencentes a diversas comunidades do Rio, nos dias 19 de fevereiro, 7 e 9 de abril de 2025.



“Essa chance fez a gente pensar em nossas possibilidades de carreira que eu nem imaginava que existiam. Ver de perto os bastidores de um aeroporto como o Galeão foi algo que eu nunca mais vou esquecer”, comentou Eduarda Dias, moradora da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.
O depoimento de Eduarda representa um dos objetivos do programa Asas para Todos, que tem firmado parcerias com secretarias de juventude de municípios e estados brasileiros, além de concessionárias aeroportuárias, para propiciar aos jovens estudantes oportunidades de verem de perto as instalações dos maiores aeroportos do país e conhecerem as principais profissões do setor aéreo.
Programa da Anac criado para fomentar a diversidade, a inclusão, a capacitação e a formação na aviação civil brasileira, o Asas para Todos tem vários projetos associados a três subprogramas: Inclusão e Diversidade, Mulheres na Aviação e Formação e Capacitação.
Informações da ANAC