
Este verão, os turistas contarão com quase 18 mil novos voos disponíveis para diversos destinos do país, um aumento de 10,7% em comparação ao mesmo período do ano ado. Ao todo, serão 184 mil voos para a temporada. 5ao3b
A ação faz parte da renovação do programa “Conheça o Brasil Voando”, uma estratégia federal para ampliar e diversificar a malha aérea brasileira. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11) pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, junto a representantes das principais companhias aéreas do país.
Durante o período, o número de assentos disponíveis também será maior, somando 29,8 milhões, 12% (3,2 milhões) a mais do que em 2023.
“Hoje estamos aqui dando continuidade ao trabalho que se iniciou no ano ado, quando lançamos o programa ‘Conheça o Brasil Voando’, que foi um sucesso desde a sua idealização, e mostramos ao brasileiro que ele é o nosso principal cliente”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
O secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, também participou do evento e comemorou o aumento no número de voos, considerando-o um indicativo do crescimento do Brasil e do interesse dos brasileiros em viajar. “Mais uma vez, estamos reforçando a importância do turismo doméstico, de o brasileiro conhecer mais o seu próprio país e de fazer com que isso seja um vetor para o crescimento econômico e social do Brasil.”
De acordo com Franca, o Brasil está batendo recorde de investimentos em infraestrutura aeroportuária, tanto públicos quanto privados, seja na requalificação quanto na construção de novos aeroportos. “Investimentos com recursos do FNAC [Fundo Nacional de Aviação Civil], via Infraero e também privados, com as concessionárias”, destacou.
O secretário encerrou sua participação destacando o momento histórico para a aviação no Brasil. “Estamos em um momento importante, com crescimento na ocupação das nossas aeronaves, já há três anos consecutivos. Em 2022, tínhamos 81% das aeronaves ocupadas, em 2023 chegamos a 83%, e vamos finalizar 2024 com 84% de ocupação”, afirmou.
Voos extras 1y94o
A Azul Linhas Aéreas informou que disponibilizará 3.994 voos extras entre dezembro e fevereiro, um aumento de 12% em relação a 2023, com novas rotas e conexões para destinos nacionais e internacionais, e quase 40% a mais de assentos.
As regiões Nordeste e Sudeste, que abrigam os principais “hubs” da empresa – os aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP), BH Airport, em Belo Horizonte (MG), e o terminal de Recife (PE) – receberão a maior parte dos pousos e decolagens no período.
A Latam, por sua vez, oferecerá 2,3 mil voos extras domésticos e internacionais durante a temporada de verão, de 1º de dezembro a 31 de janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) – cujo Aeroporto Salgado Filho reabriu recentemente – e Curitiba (PR) serão os destinos que receberão o maior número de ageiros da empresa no período. Os incrementos da Latam se concentram em 51,5 mil partidas de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio (Santos Dumont e Galeão), Brasília (DF) e Salvador (BA).
Internacional c5f6k
A Azul operará rotas de ida e volta entre Montevidéu (Uruguai) e Florianópolis (SC) até março de 2025. Haverá também voos de Assunção, no Paraguai, para Campinas (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Recife (PE), além de ligações entre Miami, nos Estados Unidos, e Belo Horizonte (MG). A Latam também terá voos entre o Brasil e países como Argentina, Chile e Portugal.
Ceará e Pernambuco serão as principais portas de entrada de estrangeiros no Nordeste. No primeiro estado, a oferta das associadas à ABEAR crescerá 57,7%, com destaque para voos entre a capital cearense e Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Orlando e Miami (EUA). Já em Pernambuco, a disponibilidade aumentará 42,7%, com voos conectando Buenos Aires, Santiago, Assunção, Orlando e Miami à capital pernambucana.
Em Brasília, o número de assentos ofertados será 36,8% maior, com voos entre a capital federal e Santiago, Orlando, Miami, Lima, Cancún (México) e Bogotá (Colômbia).
Conheça o Brasil: Voando 312r72
Idealizada pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a iniciativa “Conheça o Brasil Voando” busca reunir esforços do governo federal e da iniciativa privada para desenvolver ações voltadas ao estímulo das viagens no Brasil, à democratização do o à aviação civil e à redução do custo operacional das empresas aéreas.
A nova fase do programa inclui a ampliação da oferta de “stopover”, modalidade que permite visitar uma cidade intermediária antes de chegar ao destino final, utilizando a mesma agem.
Segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), neste ano, o Brasil subiu uma posição no ranking mundial de voos domésticos e se tornou o 4° maior mercado do planeta (1,2% do total). O mercado nacional cresceu 6,6%, acima da média global de 5,6%.
Informações do Ministério de Portos e Aeroportos
Leia mais: