window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Projeto de Lei deve proibir que empresas aéreas cobrem por prioridade no embarque

Imagem ilustrativva: CCR Aeroportos

O Projeto de Lei 2723/23, de autoria do deputado Alberto Fraga (PL-DF), propõe a proibição da cobrança de qualquer valor para dar preferência na hora do embarque em aviões, considerando essa prática como abusiva.

A medida visa a combater a recente prática das companhias aéreas de cobrarem uma taxa dos ageiros que desejam embarcar com a bagagem de mão dentro da aeronave, associando o pagamento dessa taxa à obtenção de prioridade na entrada da aeronave.

De acordo com Fraga, a cobrança criou uma dificuldade para vender uma facilidade, o que, na visão do deputado, caracteriza uma prática abusiva que precisa ser coibida. O projeto estabelece que o embarque deve seguir a ordem de chegada dos ageiros, exceto nos casos de prioridades previstas em lei, como idosos ou adultos acompanhados de crianças de colo.

Além disso, a proposta busca incluir as novas regras no Código de Defesa do Consumidor, garantindo a análise em caráter conclusivo por duas comissões na Câmara dos Deputados: a Comissão de Defesa do Consumidor e a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Outro aspecto abordado no projeto é a transparência nos programas de fidelidade das companhias aéreas. O texto propõe que esses programas sejam redigidos de forma clara, com prévia divulgação ao consumidor e regras válidas por pelo menos 12 meses. O descumprimento dessa norma seria considerado prática abusiva.

A tramitação do projeto em caráter conclusivo indica que, se aprovado pelas comissões mencionadas, ele seguirá diretamente para votação no plenário da Câmara, sem a necessidade de ar pelo Senado, a menos que haja recurso para análise pelos senadores.

Informações da Câmara dos Deputados

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias