window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Projeto que prevê instalação de órgãos de proteção ao consumidor em aeroportos é aprovado na Câmara

Imagem: Aeroportos Brasil Viracopos

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 1859/23, que torna obrigatória a oferta de atendimento especializado em defesa do consumidor nos aeroportos comerciais das capitais e regiões metropolitanas.

O relator, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), recomendou a aprovação. “A presença da defesa do consumidor é um mecanismo de mediação e possibilita o bom funcionamento das normas e das garantias no transporte aéreo”, disse.

O texto aprovado insere a regra no Código de Defesa do Consumidor. Haverá liberdade de escolha dos mecanismos de atendimento aos consumidores nos aeroportos. Esse e poderá, inclusive, ocorrer por meio eletrônico.

É razoável a presença de órgãos de proteção aos consumidores nos aeroportos, uma vez que os usuários, em geral, estão fora do domicílio, algo que os coloca em fragilidade”, disse o autor da proposta, deputado Luciano Azevedo (PSD-RS).

Próximos os

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta também precisa ser aprovada pelo Senado.

Informações da Agência Câmara de Notícias

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias