window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Protótipo da aeronave VX4, que a GOL Linhas Aéreas pretende operar, voou com piloto a bordo pela 1ª vez

Imagem: Divulgação Vertical Aerospace

A fabricante inglesa Vertical Aerospace, especializada na aviação de emissões zero, informa que seu mais recente protótipo da aeronave elétrica VX4 realizou o primeiro voo pilotado, amarrado ao solo, enquanto inicia a fase de ensaios “wheels up” (rodas fora do solo).

O VX4 realizou um voo pilotado enquanto estava amarrado de forma solta ao solo, durante o qual a Vertical mediu mais de 20.000 parâmetros de voo e sistemas, para verificar empuxo, qualidades de manuseio e desempenho do sistema.

O voo pilotado amarrado ocorreu após a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA-UK) ter emitido para a Vertical uma Permissão para Voar para o protótipo VX4, tendo rigorosamente avaliado a engenharia, design, dados de teste e a aeronave, efetivamente conduzindo um programa de “mini certificação” da aeronave.

A Vertical deve submeter documentação à CAA para avançar em cada fase de voo, incluindo documentação extensa e detalhada cobrindo todos os aspectos, desde protocolos de segurança e especificações de engenharia até procedimentos operacionais.

Após os voos iniciais amarrados, e uma vez recebida a permissão da CAA para expandir o envelope de voo, o VX4 entrará na próxima fase de ensaios, que começará com mais testes de voo com sustentação gerada pelo empuxo. Assim, o VX4 decolará e pousará verticalmente e realizará manobras de voo em baixa velocidade com sustentação gerada pelas hélices.

O voo convencional, ou seja, horizontal sustentado pelas asas (CTOL) como um avião, e não pelas hélices como um helicóptero, e a fase final crítica de transição de voo pairado para voo convencional, serão realizados apenas quando a aprovação rigorosa da CAA para esta fase final de ensaios tenha sido concedida.

Antes do primeiro voo amarrado, também nesta semana, o VX4 completou com sucesso extensos testes no solo, incluindo testes de propulsão motorizada de seu avançado conjunto de potência, que apresenta pacotes de baterias, desenvolvidas pela própria Vertical, capazes de fornecer 1,4 MW de potência máxima.

Stuart Simpson, CEO da Vertical Aerospace, disse:

“O primeiro voo amarrado do nosso novo protótipo VX4 é o resultado de 14 meses de trabalho árduo – levando esta aeronave avançada desde o design, ando pelo desenvolvimento e agora no ar. Este momento é um testemunho da habilidade e dedicação de centenas de colegas talentosos em nossa empresa que fizeram do nosso VX4 a melhor eVTOL disponível.

Todos na Vertical Aerospace permanecem focados em alcançar a transição pilotada enquanto continuamos a progredir em direção ao nosso objetivo final de comercialização e criação de um novo legado para a aviação.”

A Vertical tem 1.500 pré-encomendas do VX4 no valor de 6 bilhões de dólares, com clientes em quatro continentes, incluindo Virgin Atlantic, American Airlines, Japan Airlines, GOL Linhas Aéreas e Bristow.

Informações da Vertical Aerospace. Para ler mais sobre a empresa e a aeronave VX4, clique aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias