window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Protótipo do avião A380 é visto fazendo um ‘tchau’ sobre a fábrica da Airbus

O A380 durante a agem baixa, em cena do vídeo apresentado a seguir

Embora a produção do maior avião de transporte de ageiros do mundo tenha sido encerrada há poucos meses, o primeiro exemplar do modelo construído na história está longe de ter seu trabalho encerrado.

Depois ter sido muito útil para os voos de certificação antes da entrada em serviço, o Airbus A380 de número de produção 001 serviu para muitos outros testes de melhoramentos do projeto enquanto as empresas aéreas já o utilizavam em suas frotas. Mas, mesmo agora que a fabricação foi encerrada, o primeiro jato de dois andares continua voando intensamente, já que recebeu uma nova missão.

E em um desses voos, feito na última sexta-feira, 20 de maio, o grande avião registrado sob a matrícula F-WWOW foi filmado fazendo uma agem baixa sobre as instalações da Airbus no Aeroporto de Toulouse, na França, onde fica baseado.

Na gravação a seguir, do canal Eurofilms no YouTube, o A380 é visto chegando de um voo de teste de quase 2 horas de duração, porém, antes de seu pouso, o piloto efetuou a agem sobre a fábrica, incluindo um enorme balanço de asas como um “tchauzinho”.

O Airbus A380 em cima da fábrica da Airbus durante a agem baixa – Imagem: RadarBox

Como apresentado previamente pelo AEROIN, a fabricante sa anunciou que vai empregar o protótipo do A380 para testar novas tecnologias relacionadas ao uso de hidrogênio como combustível dos motores aeronáuticos.

O avião vai se tornar uma plataforma voadora de ensaios, ganhando um sistema de armazenamento de hidrogênio líquido no interior de sua fuselagem, bem como a instalação de um quinto motor, preso ao corpo ao invés das asas, que receberá o combustível alternativo para os testes.

Por enquanto, no entanto, o A380 001 está fazendo voos com um de seus motores sendo alimentado por combustível sustentável (SAF), também como parte de testes da Airbus para as novas tecnologias associadas à descarbonização da aviação.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Influenciador grava pedido de desculpas após invadir pista do Galeão e...

0
PF abriu uma investigação para apurar as circunstâncias. Grupo pode ser enquadrado no Art. 261, cuja pena é de reclusão de até 5 anos.