
A Qantas confirmou a certificação do terceiro tanque de combustível central do Airbus A350-1000 que será usado nos voos de ultra longo alcance do “Project Sunrise”. A certificação é essencial para o projeto, pois essa parte do avião foi requisito específico da Qantas junto à fabricante da aeronave.
O anúncio foi feito por Cam Wallace, CEO da Qantas International, durante uma mesa-redonda na reunião da Assembleia Geral da IATA, em Dubai, no dia 4 de junho. Ele confirmou que o processo de certificação já foi concluído.
A Airbus anunciou em fevereiro que um atraso de seis meses na entrega da aeronave estava relacionado a um pedido do regulador para um redesenho do tanque extra.
A Qantas espera começar a receber as aeronaves, equipadas com os motores Rolls-Royce Trent XWB-97, no terceiro trimestre de 2026. Segundo Wallace, os voos Sydney-Londres e Sydney-Nova York estão sendo considerados como os primeiros serviços do “Project Sunrise”, que focará em um produto com alta densidade .
Ele disse que a companhia já tem muita experiência em voos de mais de 15 horas com os serviços existentes de Perth. “Queremos ser famosos por sermos líderes em voos non-stop de ultra longo alcance e estamos muito confiantes com a proposta“, afirmou Wallace.