
A Qatar Airways Cargo anunciou a reestruturação de sua rede global, resultando na suspensão de parte de seus serviços para a América do Sul a partir de setembro. Atualmente, a companhia operava quatro frequências semanais entre Luxemburgo, Viracopos e Santiago do Chile.
Esta decisão ocorre em um contexto de crescente demanda por transporte de carga no mercado da Ásia e Oriente Médio, o que levou a empresa a rever suas rotas.
Embora os serviços de carga para Viracopos e Santiago sejam suspensos, a Qatar Airways mantém uma aliança estratégica com a LATAM Airlines. Esta parceria pode ajudar a mitigar a saída da Qatar Airways dessas rotas, pois os voos podem ser operados pelo Grupo LATAM, do qual a Qatar possui uma participação de 10%.
Como informa o Aviacionline, os voos no Aeroporto Internacional de Guarulhos continuarão em operação, com conexões para Luxemburgo, Lagos (Nigéria) e Quito. Além disso, a Qatar Airways está suspendendo alguns serviços entre os Estados Unidos e a Europa, com Atlanta sendo eliminada de sua rede, enquanto o serviço para Chicago permanece ativo.
Em um comunicado oficial, a companhia ressaltou: “Como uma das principais companhias de carga do mundo, operando em um mercado dinâmico, é nossa responsabilidade atender às necessidades do mercado. Nossos clientes e consumidores em todo o mundo orientam nossas mudanças de capacidade e de ofertas de mercado, por isso a Qatar Airways Cargo adicionou frequências adicionais para a Índia, China, Vietnã e Europa.”
A frota da Qatar Airways Cargo consiste em 28 Boeing 777F, com uma idade média de sete anos, capacitando a companhia a prestarem serviços eficazes dentro de uma rede global que abrange mais de 60 destinos de carga e 170 destinos de ageiros, utilizando tanto aeronaves de carga quanto de ageiros.