window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Quadrimotor C-130H doado pelos EUA ao Equador sofre incidente durante procedimento de partida

Aeronave C-130 acidentada

A aeronave de transporte C-130H Hercules, matrícula FAE-898, recentemente incorporada à Força Aérea Equatoriana (FAE) como parte da cooperação bilateral com os Estados Unidos, sofreu um incidente na manhã de 13 de maio de 2025, no Aeroporto Internacional de Cotopaxi, no Equador.

Segundo comunicado oficial da Direção de Comunicação Social da FAE, o incidente ocorreu por volta das 6h50 (horário local), enquanto a aeronave se preparava para um voo operacional na rota Latacunga – Guayaquil.

Durante o procedimento de partida do motor, a aeronave iniciou o rolamento, mas a tripulação não conseguiu pará-la utilizando os freios principais ou de emergência. Como resultado, o avião saiu da pista de taxiamento. Com isso, foi acionado o plano de emergência do aeroporto, conforme o protocolo de segurança, informou o Aviacionline.

A tripulação, composta pelos pilotos e sete ageiros, saiu ilesa. De acordo com meios de comunicação locais, como o Gamanoticias Equador, a aeronave parou em uma vala. Diz-se que o incidente possivelmente ocorreu devido a uma falha no sistema hidráulico, embora essa hipótese ainda não tenha sido confirmada oficialmente.

A Força Aérea Equatoriana informou que o Sistema de Investigação de Acidentes foi acionado para apurar as causas do incidente.

Histórico do C-130 acidentado

O FAE-898 é um C-130H Hercules fabricado em 1974. A aeronave operou na Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) a partir de 1976 e, posteriormente, foi transferida para a Força Aérea Afegã. Após a queda de Cabul em 2021, o avião foi recuperado pelos Estados Unidos e, mais tarde, doado ao Equador como parte de um pacote de assistência de segurança e defesa no valor de US$ 12 milhões.

A entrega oficial ocorreu na Base Aérea de Cotopaxi, com a presença do presidente Daniel Noboa Azin, do alto comando militar equatoriano e do então embaixador dos EUA em Quito, Michael J. Fitzpatrick, que destacou que o Hércules simboliza o compromisso de Washington com a segurança e o desenvolvimento das capacidades equatorianas.

A aeronave foi designada para a 11ª Ala de Transporte, uma unidade que deverá contar com dois C-130 operacionais assim que a reativação do L-100 de matrícula FAE-893, atualmente fora de serviço, for concluída.

Com o FAE-898 temporariamente fora de operação, aguardando os resultados da investigação e os reparos necessários, e sem confirmação sobre o status operacional atual do FAE-893, cuja reativação depende do apoio dos Estados Unidos, a capacidade de transporte tático da Força Aérea Equatoriana ficará comprometida no curto prazo.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias