
O Grupo Aeroportuario del Pacífico (GAP), concessionário do Aeroporto Internacional de Tijuana, comemorou que em 28 de julho a ponte de pedestres transfronteiriça operada sob a marca Cross Border Xpress (CBX) quebrou a barreira de 15 milhões de ageiros atendidos.
Inaugurada em 2016, a ponte com 120 metros de extensão liga o terminal do aeroporto de Tijuana, no México, a outro terminal menor, em San Diego, nos Estados Unidos, onde existem diversos serviços como locadoras de veículos, balcões de check-in, – de companhias aéreas, e gastronômicos, entre outros.
Dessa forma, como cita o site Aviacionline, a experiência dos ageiros que usam Tijuana como porta de entrada para ambos os lados da fronteira é substancialmente melhorada, evitando os aborrecimentos das habituais agens de fronteira e também obtendo agens aéreas mais baratas do que no aeroporto de San Diego. A utilização do Cross Border Express tem um custo de USD 16 por ageiro em cada sentido.
“Este marco é uma prova do sucesso do aeroporto de Tijuana e do o que oferece às companhias aéreas de todo o mundo que buscam conectar Tijuana e o sul da Califórnia à sua rede de rotas”, disse o Grupo Aeroportuario del Pacífico em um post em sua página oficial do Linkedin.
Os ageiros que ultraaram a marca de 15 milhões foram um casal americano que desembarcou em um voo de Cancun, que recebeu de presente uma agem para outro destino no México.
Com 9.677.900 ageiros mobilizados em 2021, o Aeroporto Internacional de Tijuana foi o quarto mais movimentado do México, depois da Cidade do México, Cancun e Guadalajara. Está conectado a cerca de 40 cidades do país com voos da AeroMexico, Calafia, Volaris e Viva Aerobús. Entre 20% e 30% dos ageiros utilizam o Cross Border Xpress, o que reforça a sua importância como impulsionador da demanda.