Início Aeroportos

Rara visita do Boeing 787-8 VIP a serviço da Samsung volta a ocorrer no Aeroporto de Guarulhos 1o252h

37395y

O 787-8 taxiando em Guarulhos, em cena de um dos vídeos apresentados abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Um Boeing 787 Dreamliner com configuração VIP voltou a ser visto no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, nos últimos dias, assim como ocorreu em abril do ano ado.

A aeronave é o 787-8 de matrícula HL8508 operado pela Korean Air, a companhia aérea de bandeira da República da Coreia do Sul. Mas, apesar de ser de uma tradicional empresa aérea, ele não leva ageiros comuns e seus voos não têm agens comercializadas.

Este avião tem apenas 39 assentos e é operado a serviço da Samsung, mais conhecida por atuar no mercado de eletrônicos, mas que também possui divisões no setor aeroespacial e de defesa.

O 787 em questão foi fabricado em 2015 em uma encomenda original da All Nippon Airways (ANA) do Japão, que desistiu do modelo. Ele foi o 11º Dreamliner a ser produzido, e supostamente a empresa desistiu dele por ser uma das unidades pré-série, com performance abaixo do contratado.

Depois, a aeronave foi reada para a russa Transaero, mas esta acabou falindo e desistiu das encomendas. Novamente sem cliente, a aeronave ficou com a própria Boeing, que decidiu transformá-la num avião VIP de fábrica, o chamado Boeing Business Jet, ou BBJ. Após 7 anos fazendo voos de manutenção vazios e ficando estocado, a aeronave foi finalmente comprada pela Korean para atender o contrato da Samsung.

Nessa mais recente vinda ao Brasil, o jato partiu do Aeroporto de Seul-Gimpo na tarde da quinta-feira, 15 de maio (madrugada da quinta no horário de Brasília), voou até o Aeroporto Forth Worth Alliance, ao lado de Dallas, nos EUA, onde ficou até a manhã do sábado, 17. De lá, seguiu direto para São Paulo, onde pousou às 17h47, como mostram os vídeos a seguir, dos canais “Golf Oscar Romeo” e “SBGR Live”:

Depois, a partida do avião ocorreu na noite de ontem, segunda-feira, 19 de maio, às 22h01, com destino a Amsterdã, na Holanda.

Os voos deste Boeing 787 podem ser acompanhados em tempo real no rastreamento da plataforma AirNav Radar, disponibilizado na tela a seguir:

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.