Início Mercado

Reajuste de 40% no plano de saúde dos aeronautas leva o SNA a processar a Gol e a Bradesco Saúde 6v7063

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) protocolou uma ação na Justiça do Trabalho contra a Gol Linhas Aéreas e a Bradesco Saúde, visando a suspensão imediata do reajuste de 40% aplicado aos planos de saúde dos aeronautas. 6v4771

Esse aumento significativo foi anunciado pela Gol em um comunicado enviado aos funcionários, informando que a operadora do plano de saúde reviu os valores, o que gerou um impacto financeiro considerável e dificultou a permanência dos aeronautas no plano.

Em fevereiro, representantes do SNA se reuniram com a Gol para discutir essa questão, na esperança de que a companhia considerasse a possibilidade de melhorias no convênio e na migração para planos mais vantajosos. No entanto, a resposta da empresa não atendeu às expectativas, resultando em um aumento que os aeronautas consideram abusivo.

Diante dessa situação, o SNA solicitou à Justiça que declare a nulidade do reajuste e que os planos de saúde sejam ajustados ao princípio do equilíbrio contratual, garantindo alternativas para migração para planos de saúde mais íveis. Além disso, a ação requer indenização por dano moral coletivo e a imposição de multa por descumprimento.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.