
Foi concluído com sucesso no último sábado, 13 de maio, o primeiro teste de liberação do veículo de teste Talon-A, denominado TA-0, da empresa norte-americana Stratolaunch LLC.
Segundo a empresa, o voo foi o 11º para a sua plataforma de lançamento Roc e a segunda vez que a equipe realizou operações de voo na Faixa Ocidental da Base da Força Espacial de Vandenberg, na costa central da Califórnia.
Roc is airborne over the Mojave Desert and headed out to @SLDelta30 Western Range for today’s flight. Stay tuned for updates. #LetsRoc pic.twitter.com/3ujem4Aofa
— Stratolaunch (@Stratolaunch) May 13, 2023
Roc has returned to base and you’ll notice something missing from the center wing. We’re excited to announce we successfully completed separation of TA-0, bringing us closer than ever to hypersonic flight. Congrats to the team & thanks to the Western Range for their ! pic.twitter.com/8WfIuzufn3
— Stratolaunch (@Stratolaunch) May 13, 2023

O voo, que durou um total de 4 horas e 8 minutos, demonstrou que o sistema de lançamento Talon-A pode separar de forma limpa e segura os veículos hipersônicos do pilone de fixação na seção central da asa do Roc.
O teste também confirmou a telemetria entre os veículos e os meios de comunicação da Vandenberg Space Force Base, garantindo que a coleta de dados de telemetria de backup ocorrerá durante futuros testes de voo hipersônico.
Com este marco histórico concluído, a equipe progredirá em direção ao seu primeiro voo hipersônico com o veículo descartável de teste TA-1 no final do verão de 2023.
“O teste de hoje foi excepcional”, disse o Dr. Zachary Krevor, diretor executivo e presidente da Stratolaunch. “Foi emocionante ver o lançamento do TA-0, se afastando com segurança do Roc. Nosso hardware e sistemas de coleta de dados funcionaram conforme o previsto e agora estamos prestes a alcançar o voo hipersônico.”