
A Força Aérea Real do Reino Unido (RAF) informou ontem, 5 de março, que os primeiros graduados da OTAN do novo estabelecimento de treinamento do drone Protector (MQ-9B) receberam seus distintivos de graduação durante uma cerimônia na RAF Waddington, em Lincolnshire.
O objetivo do Curso de Gerentes do Protector é fornecer aos Gerentes de Engenharia o conhecimento do sistema aéreo para que possam tomar decisões de engenharia sobre a aeronavegabilidade (aprovação regulamentar para voo) do Protector.
Os graduados da RAF e da Força Aérea Belga aram por uma visão geral teórica e prática da Estação de Controle em Solo Certificável e do Veículo Aéreo, além de atualizações do programa pelo Quartel-General da Força.

O Treinamento de Voo da OTAN na Europa é um dos Projetos de Alta Visibilidade da OTAN para garantir que a Aliança seja capaz de treinar tripulações aéreas para enfrentar os desafios de segurança de hoje e do futuro.
A cooperação entre a Bélgica e o Reino Unido em relação ao treinamento do MQ-9B é um exemplo de compartilhamento de capacidade de treinamento para não apenas atender às prioridades de defesa compartilhadas, mas também melhorar a interoperabilidade entre as Nações.
“Estes são os primeiros distintivos NFTE que foram entregues a trainees na conclusão de um curso em um campus de treinamento NFTE, e esperamos poder apresentar muitos mais no futuro à medida que nossa cooperação continua”, disse o Capitão de Grupo Rich Long, Líder Internacional do Protector.
A RAF Waddington está na vanguarda das plataformas de aviação de Inteligência do futuro, com o Protector tomando os céus para conduzir seu programa de testes e avaliações em andamento, sob a supervisão do Esquadrão 56 (Teste e Avaliação), apoiado pelos Esquadrões 31 e 54, antes de servir com a RAF.
O programa Protector entregará um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado de ponta para o Reino Unido, substituindo a capacidade do Reaper, e será a primeira aeronave remotamente pilotada desse tipo capaz de voar no Reino Unido em todas as classes de espaço aéreo.
A primeira Estação de Controle em Solo Certificável e simulador foram entregues e instalados na RAF Waddington e o primeiro Veículo Aéreo (AV) foi entregue em setembro de 2023. Atualmente, há quatro AVs no Reino Unido, com outros três sendo usados para teste e avaliação, nos EUA.
O Protector introduz uma capacidade única e de longa duração para a Defesa do Reino Unido, especializando-se em inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento, bem como em operações de ataque. Este sistema avançado pode ser implantado globalmente com e mínimo no local, tornando-o altamente versátil para várias missões.
Controlado remotamente a partir da RAF Waddington, o Protector pode voar a altitudes de até 40.000 pés e tem uma autonomia de mais de 30 horas de tempo de voo. Além de seus papéis operacionais atuais, semelhantes aos do Reaper, o Protector será capaz de operar dentro do espaço aéreo civil do Reino Unido, apoiando tarefas de Auxílio Militar às Autoridades Civis.
No total, o Reino Unido está investindo em 16 Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados para a RAF. Capaz de operar em qualquer lugar do mundo, a RAF Waddington será o lar da força e o local de lançamento e recuperação para apoiar o treinamento doméstico, bem como um Estabelecimento de Treinamento de Voo da OTAN para o treinamento de parceiros internacionais.
Informações da RAF