Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
O governo britânico barrou a venda de jatos militares sul-coreanos KAI T-50 Golden Eagle para a Argentina, em um veto histórico.

A decisão foi anunciada pela revista Janes, a mais renomada de aviação militar no globo, citando uma carta datada de 28 de outubro enviada por um membro da KAI – Korea Aerospace Industries. A KAI é a fabricante do jato militar, que é um treinador avançado e também cumpre funções de ataque leve ao solo, similar ao papel do já aposentado AT-26 Xavante na Força Aérea Brasileira.
A carta informa que o FA-50 não pode ser exportado para a Argentina devido ao embargo colocado pelo Reino Unido, inimigo histórico do país latino, após este invadir as Ilhas Malvinas (Falklands), que estiveram sob controle britânico há muitas décadas.
O componente que impede a exportação é o assento ejetável da britânica Martin-Baker, que praticamente detém o monopólio no mercado de assentos ejetáveis militares no ocidente.
A expectativa do governo argentino era substituir os já cansados caças A-4 Skyhawk da época da Guerra das Malvinas e complementar o trabalho do IA-63 Pampa de fabricação local.
Veniamos dialogando con la empresa KAI, coreana, para la compra del avión caza FA 50 para la FAA. Hoy, nos comunican que Gran Bretaña, quien produce 5 componentes del FA 50, prohíbe la venta a nuestro país. Nueva muestra de soberbia imperial 👇🏼#MalvinasArgentinas pic.twitter.com/XBjq2bExHb
— Agustín Rossi (@RossiAgustinOk) October 30, 2020
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.