
Em comemoração à Semana da Pátria, a Força Aérea Brasileira (FAB) marcou presença no Parque da Cidade, em Brasília (DF), com uma programação especial que seguiu até o domingo, 8 de setembro.
O destaque do evento foi a exposição de uma réplica em tamanho real do caça F-39 Gripen, feito de fibra, madeira e metal. A réplica permite aos visitantes conhecerem de perto todos os detalhes do mais avançado caça da FAB, que representa um marco tecnológico para a Defesa Aérea do Brasil.
O Capitão Aviador Matheus, do Grupo de Transporte Especial (GTE), explicou a importância de apresentar a aeronave ao público. “O Gripen não é apenas um símbolo de poder aéreo, mas também de integração tecnológica entre Brasil e Suécia. Essa réplica em tamanho real permite que a população conheça de perto as inovações que serão implementadas nos céus brasileiros nos próximos anos“, destacou.
A exposição encantou visitantes de todas as idades. Entre eles, o pequeno Eduardo, de 6 anos, que ficou especialmente empolgado ao ver a réplica do F-39 Gripen. “Foi incrível ver o avião de perto! Eu pensei que ele ia voar para o céu. O piloto me explicou como o avião voa e eu achei muito legal!”, contou.
Além da exposição do Gripen, o evento contou com um estande da FAB, onde os visitantes puderam aprender mais sobre técnicas de sobrevivência e o trabalho de controle de tráfego aéreo. Para tornar a experiência ainda mais especial para as crianças, os personagens Fabinho e Dumontzinho, mascotes da Força Aérea Brasileira, estiveram presentes para interagir com os pequenos e explicar, de forma lúdica, a importância da aviação e da Defesa Aérea do país. As crianças também puderam participar de atividades educativas e interativas no estande da FAB, tornando a visita ainda mais divertida e informativa.
Outra atração do evento foi o estande do Grupo de Segurança e Defesa (GSD) da FAB, onde os visitantes puderam conhecer mais sobre as atividades e missões de segurança realizadas pela equipe. No estande, os visitantes também puderam conhecer veículos utilizados em missões de segurança e aprender sobre os procedimentos de patrulhamento e vigilância que garantem a integridade das operações aéreas da FAB.
A “Exposição da Independência”, que aconteceu nos dias 07 e 08 de setembro, no Parque Ana Lídia, também ofereceu a oportunidade de interação com integrantes da famosa Esquadrilha da Fumaça. O público pôde conhecer a equipe e ouvir sobre os bastidores das manobras aéreas.
No dia 08, às 16h, a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) fez uma apresentação especial para os visitantes.
Além da FAB, a Marinha do Brasil (MB) e o Exército Brasileiro (EB) também estiveram presentes com simuladores interativos, viaturas, embarcações e outros equipamentos. A exposição também reuniu demonstrações de meios operacionais das Forças Auxiliares e dos órgãos de segurança pública, promovendo uma verdadeira integração entre as Forças de defesa do país.
Com uma programação diversificada, a “Exposição da Independência” está atraindo centenas de visitantes, que, além de aprenderem sobre as Forças Armadas, têm a oportunidade de vivenciar experiências únicas, como destacou a Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Rhubia Cristina Simões Carmagos de Paula.
“Muitas pessoas não têm noção de que há alguém se comunicando diretamente com o piloto durante o voo. Frequentemente, em filmes, vemos o piloto usando o microfone e falando “Mayday, Mayday”, mas com quem ele está falando? E por que ele faz isso? A verdade é que poucas pessoas sabem que, enquanto o avião está em voo, existem outros à frente e atrás, todos mantendo uma distância segura, especialmente durante pousos. Aqui, no setor de Controle de Tráfego Aéreo, não lidamos apenas com aviação comercial, como os voos da Azul, Latam e outras companhias, também monitoramos aeronaves de segurança pública, como as do Exército, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, entre outras. Nossa missão é garantir a segurança e a eficiência de todos esses voos”, informou.
Semana da pátria
A Semana da Pátria é um evento idealizado pelo Ministério da Defesa em conjunto com as Forças Armadas do Brasil e demais Forças Auxiliares do Distrito Federal, em comemoração à Independência do Brasil.
Informações da Força Aérea Brasileira