
Nesta terça-feira (21), foi realizada uma reunião no Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), com a presença da Secretária Executiva do ministério, Mariana Pescatori, e representantes da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol).
O encontro teve como objetivo informar o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) sobre questões estratégicas relacionadas aos operadores logísticos, transporte aéreo de carga e infraestrutura aeroportuária, além de abordar temas cruciais para o avanço do setor e o aprimoramento da logística nacional.
A reunião promoveu o diálogo entre o governo e o setor privado para identificar soluções que aumentem a eficiência do transporte aéreo de cargas e a competitividade do setor logístico. Questões relacionadas à modernização da infraestrutura aeroportuária também foram discutidas, um tema tratado como prioritário pelo governo federal.
Entre as soluções propostas estão a automação de processos logísticos, a modernização dos terminais aeroportuários, o estímulo à concorrência no setor aéreo, parcerias público-privadas e a revisão regulatória para simplificar a tributação e melhorar o ressarcimento por perdas.
Na ocasião, a Secretária Executiva, Mariana Pescatori, sugeriu que as demandas apresentadas fossem revisadas por uma equipe técnica e posteriormente submetidas à próxima reunião da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), prevista para este trimestre.
O encontro enfatizou a necessidade de formalizar os pleitos, com o objetivo de manter os departamentos internos atualizados sobre os principais Projetos de Lei (PL) em discussão. “Isso é importante para garantir que todos estejam alinhados e cientes das próximas etapas”, destacou Mariana.
A reunião ocorreu na Esplanada dos Ministérios, Bloco R, Edifício Sede, 5º andar, e reuniu representantes do ministério, entidades setoriais e empresas associadas à Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol), incluindo cinco empresas: Tora, Wilson Sons, Multilog, Andreani e FedEx.
Leia mais: