
A Royal Air Charters, companhia aérea privada da Zâmbia, está prestes a receber um novo avião, um Embraer ERJ-140. A aeronave, identificada pelo msn 145734, está atualmente ando por verificações técnicas e istrativas finais antes do seu voo de entrega programado para novembro.
Como informa o Newsaero, com 21 anos de idade, a aeronave atuou anteriormente com a transportadora regional americana Envoy, operando em nome da American Eagle até o final de 2020.
O ERJ-140 está configurado com 44 assentos na classe econômica. Em preparação para a chegada do novo avião, a Royal Air Charters iniciou um processo de recrutamento para comandantes qualificados para a frota de ERJ-145/140.
Com a adição do ERJ-140, a Royal Air Charters ará a operar duas aeronaves da família ERJ-140/145, sendo a primeira um ERJ-145 (msn 145305). A companhia aérea especializada em fretamento também opera três Cessna 208 Caravan e um Beech King Air 350B.
Fundada em julho de 2007 como um veículo de investimento direto estrangeiro pelos seus acionistas, a TEST Engineering (PTY) Ltd, de Apia, Samoa, a Royal Air Charters tem atuado em voos de fretamento privados na Zâmbia.
Em dezembro de 2020, a empresa expandiu sua área de atuação ao lançar voos regulares de ageiros entre Lusaka e o Aeroporto O.R. Tambo em Joanesburgo, sob a marca Royal Zambian Airlines, um serviço que está atualmente suspenso.
Desde então, a Royal Air Charters tem fretado seu ERJ-145 para voos entre Kolwezi e Lubumbashi na República Democrática do Congo, em parceria com a AirFast Congo.