
Caças F-16 Fighting Falcon foram avistados sobre o território do distrito de Kakhovsky, na região de Kherson, e os moradores foram aconselhados a manter a calma e ter fé. Uma mensagem em vídeo foi publicada no canal do Telegram pelo chefe do distrito invadido pela Rússia, Pavel Filipchuk, pedindo que os moradores não tenham medo.
“Estimados kakhovchanos, conterrâneos. Desde ontem, caças F-16 estão voando sobre o nosso distrito. Isso é feito apenas para semear pânico e abalar nossa fé na vitória. É importante não ceder a esses sentimentos e manter a firmeza de espírito. O tempo de serviço desses aviões é curto como o de um mosquito. Todos eles serão derrubados e destruídos”, disse Filipchuk, como afirma a agência russa TASS.
O chefe do distrito também afirmou que os F-16 avistados em breve vão integrar a lista de exposições na Colina Poklonnaya, em Moscou, onde estão exibidos equipamentos militares capturados. Ele não explicou, porém, como isto será feito, dado que abater caças não tem sido uma tarefa fácil para a Rússia, e recuperar os destroços para exposição também não é uma tarefa simples.
Desde que a Ucrânia recebeu os primeiros Vipers em 4 de agosto, esta foi a primeira vez que autoridades russas confirmaram o sobrevoo da aeronave em algum território ocupado ou pertencente à Rússia.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enfatizou que o fornecimento de novas armas para Kiev, incluindo os F-16, não mudará a situação no front, mas levará ao prolongamento do conflito. Ele também afirmou que esses caças, caso entrem em serviço na Ucrânia, serão destruídos (o que não aconteceu até hoje), assim como outros equipamentos militares ocidentais promovidos.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.