window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Saab celebra 20 anos de inovação em gestão de tráfego aéreo com sucesso em 45 aeroportos pelo mundo

Imagem: DECEA

A capacidade de tráfego dos aeroportos está diretamente relacionada à velocidade e eficiência das atividades realizadas entre pousos e decolagens. Quanto maior a eficiência nesses processos, maior será a capacidade operacional do aeroporto, permitindo a operação de mais voos sem comprometer a segurança.

Com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluções de controle de tráfego aéreo e gestão de superfície, a Saab lidera tecnologias que otimizam as operações aeroportuárias em mais de 45 aeroportos, com base nos princípios de máxima consciência situacional compartilhada na superfície.

Entre essas tecnologias, destaca-se a plataforma Aerobahn Surface Manager, que utiliza dados de vigilância transmitidos automaticamente por aeronaves e veículos equipados, captados por sensores da Saab instalados na superfície do aeroporto.

Dessa forma, todos os envolvidos nas operações — como a torre de controle, operadores aeroportuários, companhias aéreas e prestadores de serviços em terra — podem gerenciar em tempo real a movimentação de aeronaves e veículos.

O compartilhamento desses dados, aliado à alta capacidade de processamento da plataforma, confere agilidade, eficiência e previsibilidade à operação do aeroporto, resultando em uma redução significativa de custos para as empresas aéreas e maior previsibilidade para os usuários do transporte aéreo, especialmente os ageiros.

A plataforma Aerobahn Surface Manager e os sensores de vigilância da Saab já estão em operação em diversos dos aeroportos mais movimentados do mundo, como o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, e o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, na Geórgia. No Aeroporto de Atlanta — o maior do mundo em tráfego de ageiros — a implementação da plataforma em 2010 resultou em uma drástica redução nos tempos médios de taxiamento, gerando uma economia operacional de US$ 97 milhões por ano, com redução de consumo de combustível e atrasos.

No Brasil, o sistema está em operação no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, desde 2016, sendo fundamental para a gestão eficiente e segura do tráfego aéreo durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Com o aumento contínuo do número de voos e a realização de grandes eventos na cidade, o sistema desempenhará papel essencial no gerenciamento do tráfego na superfície do aeroporto.

O exemplo mais recente foi a megaoperação durante o show da cantora Madonna, realizado em Copacabana. A ação coordenada pela RIOgaleão, concessionária responsável pelo aeroporto, em parceria com as companhias aéreas, garantiu a gestão eficiente da alta demanda de tráfego durante aquele fim de semana no Rio de Janeiro.

Informações da SAAB

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias