
A SAAB reagiu à seleção da Colômbia pelo caça Gripen NG, que substituirá o avião israelense IAI Kfir na Fuerza Aérea Colombiana (FAC).
O anúncio foi feito ontem pelo presidente colombiano, Gustavo Petro, e divulgado em primeira mão pelo AEROIN. Na disputa, também estavam o americano F-16 Falcon/Viper e o francês Rafale.
“Celebramos o anúncio do presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro Urrego, e a intenção do governo de adquirir aeronaves Gripen E/F, tornando-se um aliado de longo prazo. Sem dúvida, é uma notícia muito positiva para a SAAB“, afirmou o CEO da SAAB, Micael Johansson, em resposta a um questionamento feito pelo AEROIN.
Até o momento, não está claro quantas aeronaves serão encomendadas pela Colômbia, mas é possível que o contrato, com todos os detalhes, seja assinado na feira F-AIR, que será realizada em Medellín entre os dias 9 e 13 de julho, com a Suécia sendo o convidado de honra.
“Temos a oferta mais completa para a Colômbia e estamos convencidos de que o Gripen E/F é a melhor opção em termos de capacidade operacional, eficiência de custos e financiamento. Além disso, nosso pacote de cooperação industrial e offset para o país permitirá a transferência de conhecimento e tecnologia em diversas indústrias, fortalecendo a economia colombiana e gerando múltiplos benefícios para os colombianos, incluindo a criação de empregos“, afirma o CEO, que também cita o Brasil: “Isso também poderá gerar benefícios industriais e bilaterais para o Brasil, especialmente na produção, manutenção, treinamento e logística dos caças Gripen. Esperamos finalizar as negociações com a Colômbia em breve e avançar para a do contrato.”