
A Saab divulgou esta semana em suas redes sociais uma imagem do primeiro jato de combate F-39 Gripen, atualmente em processo de montagem em sua linha de produção da Embraer localizada na cidade de Gavião Peixoto, cidade localizada no interior de São Paulo. Todos os jatos já entregues à Força Aérea Brasileira (FAB) foram produzidos na Suécia e chegaram ao Brasil de navio.
Na imagem compartilhada pela empresa, o jato pode ser visto em estágio parcial de montagem.
A publicação da imagem nas redes sociais da Saab celebrou o aniversário de um ano da inauguração da linha de montagem do modelo F-39. “A linha de produção, que é a única do Gripen E fora da Suécia e a primeira a produzir caças supersônicos na América Latina, é responsável pela fabricação de 15 unidades dos caças da Força Aérea Brasileira e poderá ainda atender quaisquer pedidos futuros para o Brasil ou região”, destacou a fabricante.
A linha de produção em Gavião Peixoto representa um marco significativo na trajetória da Saab, pois além de ser a primeira instalação de produção do Gripen E fora da Suécia, é também a primeira na América Latina a produzir caças supersônicos.