
Você sabia que o colete do piloto de caça é térmico? É o que explica a fabricante sueca Saab, em um conteúdo divulgado nessa semana.
Segundo a empresa, todo o traje de um piloto é pensado para oferecer conforto e eficiência para as missões em voo. E uma das peças que compõe a vestimenta é o colete, que fica por baixo da jaqueta.
Além de ser mais um item de proteção, o colete tem um conector que o liga à aeronave e permite fazer o ar circular dentro da roupa do piloto. É uma forma de resfriar o corpo, uma vez que os tecidos são grossos e podem fazer o piloto sentir calor. Há pequenos furos na peça, que são os responsáveis pela circulação do ar.
A fabricante ainda comenta que o uniforme é projetado não apenas para as atividades diárias do piloto, mas também para situações críticas, como uma ejeção e a sobrevivência em ambientes inóspitos. Em um resgate na água, por exemplo, o piloto pode boiar com a roupa salva vidas, uma vez que a jaqueta infla, enquanto o colete garante conforto térmico por até 12 horas.
Para o clima frio predominante no inverno europeu, há uma outra opção de vestimenta utilizada pelos pilotos suecos, mais quente. Para o Brasil, o traje foi adaptado ao clima local, garantindo segurança e conforto.
Com informações da Saab