
A fabricante sueca Saab informa hoje, 12 de setembro, que assinou um acordo com a istração Sueca de Material de Defesa (FMV) sobre novas funcionalidades para o Gripen E e cronogramas de entrega ajustados para o Gripen C/D.
O acordo refere-se ao período 2023-2030 e o valor do pedido é de aproximadamente 5,8 bilhões de coroas suecas.
A FMV e a Saab concordaram em revisar seu acordo existente relativo ao desenvolvimento e produção do Gripen E, adicionando novas funcionalidades, que incluem alterações nos sistemas de guerra eletrônica, comunicação e reconhecimento.
A fim de garantir a capacidade operacional dos caças das Forças Armadas Suecas, as Forças Armadas, a FMV e a Saab concordaram em planos ajustados de desenvolvimento e entrega, permitindo o desenvolvimento e operação contínuos do Gripen C/D após 2030, em paralelo com a introdução do caça de próximo geração Gripen E.
“Este acordo sublinha ainda mais a estreita colaboração entre a Saab, a FMV e as Forças Armadas Suecas. Estou muito orgulhoso de estarmos contribuindo para a capacidade operacional das Forças Armadas, fortalecendo ainda mais a capacidade do sistema Gripen, que é um caça de classe mundial”, afirmou Lars Tossman, chefe da área de negócios de Aeronáutica da Saab.