
A empresa aérea canadense Cargojet Airways, especializada em transporte aéreo de carga, voltará a realizar uma operação no Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf – SJK Airport, de São José dos Campos (SP), após vários meses desde a última vinda ao terminal no Vale do Paraíba.
No ano ado, ao longo de meses, a empresa fez diversos voos não regulares (fretamentos) com suas aeronaves Boeing 767-300ERF para São José dos Campos, cidade reconhecida por abrigar a sede da gigante aeronáutica Embraer.
A ligação se tornou uma “ponte aérea” entre Montreal, no Canadá, e São José dos Campos, com voos ligados exatamente à Embraer, voltados ao transporte de motores fabricados pela Pratt & Whitney (P&W), para equipar as aeronaves E2.
Naquela ocasião, segundo fontes próximas da fabricante de aeronaves, o contrato com a P&W previa o transporte de um total de 80 motores, para 40 aviões produzidos no Brasil.
E agora, depois de cerca de 5 meses desde o último pouso da Cargojet, a companhia foi contratada para mais uma operação, novamente com um de seus Boeings 767 cargueiros.
Segundo o sistema de voos programados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o voo CJT-3187 deverá partir de Montreal neste sábado, 5 de abril, fazer uma parada em Dallas, nos Estados Unidos, e então deverá seguir para o Brasil no voo CJT-3188. O pouso na cidade paulista está agendado para 14h00 do domingo, 6 de abril.
Por fim, a decolagem está prevista para a segunda-feira, 7 de abril, às 08h00, no voo CJT-3188, direto para Montreal.
A programação acima descrita é uma previsão, podendo sofrer alterações, atrasos ou cancelamento, a critério das partes envolvidas.
Embora a canadense não tenha vindo ao SJK Airport ao longo desse tempo, isso não significou que não houve mais envios de componentes à Embraer e outras empresas de São José e região. Diversos voos têm ocorrido também com aeronaves Antonov AN-12 de empresas aéreas ucranianas contratadas para os transportes.