window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Saúde dos pilotos de avião europeus será monitorada de muito mais perto

A European Union Aviation Safety Agency (EASA) lançou o European Aero-Medical Repository (EAMR), acrescentando uma ferramenta adicional para aumentar a segurança de voo, permitindo a rastreabilidade dos certificados médicos dos pilotos comerciais. 

Comandante a bordo do cockpit – Imagem: Gazpromneft-Aero

O repositório destina-se a ajudar os examinadores médicos aeronáuticos (AMEs) a cumprir as suas obrigações e a prestar apoio às autoridades nacionais na sua supervisão e trabalho istrativo no domínio da medicina aeronáutica para a aviação comercial.

Após o acidente da Germanwings, em que o copiloto jogou a aeronave contra uma montanha, autoridades de aviação recomendaram encontrar um equilíbrio entre o sigilo médico e a segurança pública, criando um repositório europeu de dados aeromédicos para facilitar o compartilhamento de informações e resolver a questão da não-declaração dos pilotos.

O EAMR permite que examinadores médicos aeronáuticos (AMEs), centros médicos aeronáuticos (AeMCs) e avaliadores médicos (MAs) das Autoridades Competentes Nacionais (NCAs) dos Estados Membros da EASA troquem informações sobre a certificação médica de pilotos comerciais.

AMEs, AeMCs e os MAs dos NCAs podem ar informações sobre os certificados médicos dos pilotos e quaisquer alterações históricas no status, bem como um conjunto mínimo de dados para permitir a identificação do requerente, respeitando a confidencialidade do paciente e garantindo a proteção dos dados pessoais. 

De acordo com ARA.MED.160 a troca de informações sobre certificados médicos através de um repositório central, os NCAs, AMEs e AeMCs devem usar o EAMR para trocar informações sobre certificados médicos.

Embora o portal EAMR estivesse tecnicamente pronto para entrar em operação no início de 2020, devido à pandemia de COVID-19, nem todos os Estados-Membro da UE puderam concluir o treinamento, já que muitos dos avaliadores e AMEs estiveram envolvidos, como médicos, no gestão da pandemia COVID-19. 

O uso obrigatório previsto do EAMR por todos os Estados-Membros da UE está pevisto para 1º de outubro de 2021.

Com informações da EASA

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Com Airbus A340, Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP, recebe inédito pouso...

0
De matrícula D-AUSC e realizando o voo XG-551 / USY-551, o Airbus A340-300 partiu de Leipzig, na Alemanha, e chegou a Campinas após 12 horas