
A Aer Lingus finalmente recebeu hoje (18) o seu primeiro jato A321XLR, marcando a chegada no segundo operador global do novo avião da Airbus. A aeronave de matrícula EI-XLR estava programada para ser o primeiro A321neo da variante XLR, de ultra-longo-alcance, a ser entregue para uma companhia aérea.
No entanto, uma disputa entre a Aer Lingus e o sindicato de tripulantes sobre a questão de tempo de descanso nos voos mais longos, que serão realizados pela nova aeronave, acabaram emperrando e atrasando a entrega do avião.
Com isso a IAG, que é a controladora da Aer Lingus, British Airways e Iberia, optou por iniciar os voos com esta última, que hoje voa de Madri para Boston com uma aeronave fabricada meses depois do jato entregue hoje.
Após os imes trabalhistas serem superados, a Airbus pode finalmente entreguar o A321 XLR, que voou hoje de Hamburgo para Dublin. É esperado que apenas no ano que vem, em abril, o primeiro voo comercial da Aer Lingus com o novo avião seja feito, de Dublin, na Irlanda, para Nashville, no estado americano do Tennessee.
Aer Lingus takes delivery of their first A321 XLR
— Dubjet AV (@DubjetAviation) December 18, 2024
EI-XLR arrived in Dublin earlier today on delivery from Airbus in Hamburg#DublinAirport #Airbus #XLR pic.twitter.com/JnsO64X7Wm