
O helicóptero Arcanjo 03, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), lotado em Blumenau, está em manutenção programada — um procedimento comum e necessário para garantir a segurança das aeronaves.
Apesar disso, a corporação mantém os serviços de busca e resgate aéreo, bem como o atendimento aeromédico na região do Vale do Itajaí, em parceria com a aeronave Águia 07, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Durante a manutenção preventiva do Arcanjo 03, a equipe aeromédica do SAMU/SES estará embarcada na aeronave da PMSC, baseada em Balneário Camboriú, a poucos minutos de voo de Blumenau.
Essa estratégia, firmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em colaboração com o CBMSC, garante que uma região tão importante e populosa como Blumenau e o Vale do Itajaí continue a receber atendimento aeromédico, mesmo com o Arcanjo 03 em manutenção.
De acordo com o coronel Fabiano de Souza, comandante-geral do CBMSC, “a corporação, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, mobilizou-se para garantir que essa região essencial do Estado não ficasse sem atendimento aeromédico, mantendo a qualidade dos serviços exigidos por cidades populosas como Blumenau”.
O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destaca: “A SES, por meio do SAMU, mantém as equipes de e avançado do Serviço Aeromédico em conjunto com as forças de segurança, incluindo aeronaves da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Foi realizada uma realocação da equipe para a unidade da PM em Balneário Camboriú, com o objetivo de garantir o atendimento nos 55 municípios que compõem a região. Isso se deve à necessidade de um tempo de resposta ágil à população“.
A aeronave Arcanjo 01 segue operando normalmente e está baseada na capital, atendendo à região da Grande Florianópolis. Além disso, o CBMSC conta com três aviões para transporte e atendimento aeromédico, sendo dois em Florianópolis e um em Joaçaba, garantindo cobertura aérea rápida para qualquer região do Estado.
Leia mais: