
Há 72 anos, a Organização Internacional da Aviação Civil (OACI) estabeleceu as primeiras normas globais do Serviço de Informações Aeronáuticas (AIS – Aeronautical Information Service). Desde então, o dia 15 de maio celebra o Dia Internacional do Serviço de Informações Aeronáuticas.
O Serviço de Informações Aeronáuticas (AIS) é uma atividade essencial para a segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea. No Brasil, está integrado ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), sob responsabilidade do DECEA.
O profissional de AIS coleta, processa e divulga dados aeronáuticos necessários ao planejamento e à condução dos voos, garantindo que os demais profissionais da aviação tenham o a informações confiáveis e atualizadas. Esses dados envolvem, por exemplo, alterações temporárias no espaço aéreo, condições operacionais dos aeródromos, procedimentos de navegação, publicações aeronáuticas e planos de voo.
Nos últimos anos, o AIS tem ado por uma transformação importante, acompanhando a evolução digital da aviação mundial. Essa mudança é representada pelo conceito de AIM — Gestão de Informação Aeronáutica (do inglês, Aeronautical Information Management). O propósito é substituir processos baseados em papel por fluxos digitais, estruturados e automatizados, ampliando a qualidade, precisão e disponibilidade das informações.
O DECEA tem conduzido essa transição com base nas diretrizes da OACI. Um dos pilares dessa nova fase é o SWIM — System Wide Information Management, sistema que viabiliza a troca de dados aeronáuticos em tempo real entre diversos usuários do sistema de gerenciamento do tráfego aéreo, como pilotos, controladores e operadores de aeródromos. Com isso, a tomada de decisão se torna mais ágil e a operação aérea, mais segura e eficiente.
Por trás de cada voo seguro, há um especialista em AIS. Seu trabalho garante que pilotos e controladores disponham de informações adequadas para o planejamento e a execução de voos seguros e eficientes. Neste 15 de maio, a data destaca a relevância do AIS e o trabalho silencioso, mas indispensável, de seus profissionais.
Informações do DECEA
Leia mais: