
Em setembro o Aeroporto de Brasília bateu o recorde de movimentação de ageiros desde o início da pandemia. A Inframerica atingiu a marca de pouco mais de 1 milhão de usuários no mês e 10 mil pousos e decolagens. Este resultado foi maior que o fluxo das altas temporadas de janeiro e julho deste ano.
A data comemorativa de 7 de setembro surpreendeu com um movimento de 183.500 pessoas durante o período de seis dias do feriado prolongado. O fluxo foi 36% maior que o feriado de Corpus Christi em junho deste ano. Em agosto, o total havia sido de cerca de 917 mil pessoas, segundo dados da ANAC.
Apesar do aumento no fluxo de ageiros, o terminal ainda opera sob os impactos da pandemia. Quando comparado com o movimento de setembro de 2019, o tráfego de pessoas ainda é 22% menor. Quando analisado em relação ao mesmo período de 2020, pior ano da pandemia, o aumento é significativo, chegando a 63% a mais.
A movimentação internacional também cresceu no mês. Foram registrados 9.100 ageiros e 81 voos partindo e chegando do exterior, impulsionados pela TAP com destino a Lisboa e Copa Airlines para o Panamá. Esse fluxo de pessoas representa mais de 300% em relação a setembro de 2020, embora ainda muito abaixo de 2019.

A movimentação é reflexo da vacinação da população, que avança no mundo todo, assim como das exigências sanitárias que começam aos poucos a serem flexibilizadas, dando sinais de recuperação ao setor de turismo. Porém, mesmo com a imunização sendo ampliada, os cuidados permanecem e devem continuar vigentes por um bom tempo.
Em abril de 2020, logo no início da pandemia, a concessionária registou a maior redução da demanda por voos, com uma movimentação de 45.577 usuários. Este foi o menor número histórico de ageiros já registrado desde que a Inframerica assumiu a concessão do terminal aéreo em 2012 e a menor marca dos últimos 25 anos que se tem estatísticas do aeroporto. A queda na movimentação de pessoas chegou a 97%, quando comparado com o mesmo mês de 2019.
Informações da Inframerica