
Decolou no início da tarde desta sexta-feira, 18 de outubro, às 13h30 (horário de Brasília), o sexto voo de repatriação de brasileiros e familiares da zona de conflito no Líbano. A bordo da aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), 212 ageiros, incluindo 14 crianças de colo, e um gato. A aeronave deixou em Beirute cerca de 4 toneladas de medicamentos arrecadados pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro junto a empresas brasileiras.
Segundo o Governo Federal, no trajeto para o Brasil, haverá uma parada técnica em Lisboa, Portugal. A chegada à Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, está prevista para este sábado, 19 de outubro.
Quando o KC-30 pousar, a Operação Raízes do Cedro vai totalizar 1.317 ageiros e 15 pets (11 gatos e quatro cachorros) resgatados desde o início da operação, em 2 de outubro. Nesse grupo, 242 crianças (2 a 12 anos), 40 bebês (até dois anos), 138 idosos, 12 gestantes, 101 pessoas com problemas de saúde e 12 pessoas com deficiência.
Quando deixam a aeronave, os ageiros contam com o acolhimento de profissionais a serviço do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Força Nacional do SUS (Min. Saúde), da Polícia Federal e da Receita Federal (veja detalhamento abaixo). Nas escalas técnicas em Lisboa, a operação tem e da Embaixada, via Consulado-Geral e Adidância de Defesa na capital portuguesa.
Leia mais: