
A Força Aérea Argentina informa que, no âmbito do programa “Peace Condor”, deu um o transcendente em sua preparação operacional ao inaugurar o novo Centro de Simulação Tática na VI Brigada Aérea de Tandil.
Esta instalação conta com quatro simuladores DART (Deployable Advanced Readiness Trainer, ou Treinador de Prontidão Avançada Implantável), desenvolvidos pela empresa nacional Arenalogic, juntamente com simuladores de apoio de fogo IFACTS-2 da dinamarquesa IFAD.
Em 27 de março de 2025, a Força Aérea formalizou a incorporação desta tecnologia que representa um salto qualitativo na formação de pilotos dos caças F-16 Fighting Falcon. Graças a esses sistemas, os futuros aviadores poderão treinar em um ambiente de cenários complexos, completamente imersivo, altamente realista e dinâmico, que replica com total fidelidade a cabine e o software operacional Operational Flight Program (OFP) das aeronaves que a Argentina operará.
A esse respeito, o major Roberto Leytes, do Programa F-16, comentou: “O simulador permite representar o envelope de voo da aeronave e do armamento que possui e está em capacidade de uso, o que representa um grande salto tecnológico do ponto de vista da simulação para a Instituição”.
O sistema DART permite a execução de missões ar-ar (A/A) e ar-terra (A/G), incorporando capacidades avançadas como o pod de designação Litening G4, Data Link Tático, e a integração com controladores aéreos avançados Forward Air Controller / t Terminal Attack Controller (FAC/JTAC) e operadores de radar Ground Controller Interceptor (GCI).
Além disso, sob o conceito de treinamento LVC (Live, Virtual and Constructive), os simuladores podem operar conectados com aeronaves reais em voo e sistemas simulados controlados por inteligência artificial, o que permite realizar exercícios táticos em larga escala com um número reduzido de aeronaves reais.
“A ideia é que este sistema complemente o voo. Ou seja, que não seja um sistema para utilizar antes da chegada dos F-16, mas que faça parte do treinamento diário e conviva com o sistema de armas”, relatou Leytes.
Esse tipo de simulação avançada não só eleva os padrões de treinamento, como também representa uma solução rentável e eficiente, otimizando recursos sem sacrificar a qualidade operacional.
As missões podem desenvolver-se em cenários dinâmicos que incluem alvos artificiais, como forças inimigas ou aliadas, veículos e aeronaves, que interagem com participantes reais e virtuais para construir combates complexos e exigentes.
“O simulador pode ser integrado em seu conjunto, ou seja, as quatro estações podem conectar-se com outros DART em diferentes locais, bem como com outras estações para o treinamento de apoio de fogo aéreo próximo. Além disso, podem integrar-se com nossos radares e sistemas de controle, e também com aeronaves em voo. Esta é uma das grandes capacidades que o sistema tem: permite integrar-se de maneira virtual e real com usuários que estejam no ar”, descreveu o major Leytes.
Com esta incorporação, a VI Brigada Aérea se posiciona como o centro de treinamento tático mais avançado do país, alinhando-se com os padrões das forças aéreas mais modernas do mundo.
A Argentina reforça assim seu compromisso com o desenvolvimento de capacidades de defesa autônomas e tecnologicamente avançadas, consolidando sua preparação para operar um dos caças mais emblemáticos e versáteis do cenário internacional, o F-16 Fighting Falcon.
Simulador de apoio de fogo “IFACTS-2” – Sistema Tático de Controle Aéreo Avançado da IFAD

Este simulador IFACTS-2 da IFAD é composto por uma série de estações e equipamentos que serão distribuídos entre diferentes unidades da Força Aérea Argentina, embora as unidades maiores e mais numerosas sejam instaladas no novo Centro de Apoio de Fogo Aéreo Digital da IV Brigada Aérea em Mendoza.
Lá, serão praticadas missões simulando o ambiente onde será realizado o DACAS (Apoio Aéreo Próximo Auxiliado Digitalmente). Este centro também faz parte dos projetos de infraestrutura em andamento, com inauguração prevista para agosto e setembro de 2025.
Informações da Força Aérea Argentina