37395y

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) publicou ontem, 29 de maio, um comunicado informando que a Latam Airlines Brasil ainda não se manifestou sobre as demandas dos aeronautas, relacionadas às enchentes no Rio Grande do Sul, que foram encaminhadas à empresa após reunião do SNA com pilotos e comissários, realizada no dia 17 de maio.
O SNA comenta que vê com preocupação o fato de a empresa não responder aos seus tripulantes neste momento de urgência, tendo em vista que outras empresas já firmaram acordos coletivos emergenciais no intuito de auxiliar os tripulantes afetados pelas enchentes.
Os tripulantes da Latam continuam procurando o sindicato, pois as ações internas da empresa não têm atendido as necessidades imediatas do grupo. Pelo contrário, o SNA recebeu denúncias de que a Latam tem possibilitado aos tripulantes a disponibilização dos dias de folga que ultraem as dez folgas mensais, o que estaria em afronta ao artigo 51, da Lei do Aeronauta, que prevê que a redução do número de folgas só pode ser feita por expressa previsão em ACT.
Além disso, o sindicato afirma que recebeu outros relatos de que a empresa tem oferecido uma Licença Não Remunerada, supostamente de modo voluntário, aos Aeronautas com base contratual no Rio Grande do Sul, também sem um acordo específico, o que pode figurar como compulsória, diante da necessidade dos aeronautas em reconstruir seus lares e manter seus empregos.
Diante disso, o SNA encaminhou ofício à Latam solicitando que a Latam cesse procedimentos que flexibilizam o direito dos tripulantes e reforçou a necessidade de iniciar as negociações visando um ACT emergencial, de modo a atender os interesses da empresa e dos aeronautas.
“Continuaremos nos empenhando, sem medir esforços, para mitigar os prejuízos sofridos pelos aeronautas e aguardamos um posicionamento da Latam o mais breve possível”, finaliza o SNA.
O ofício é disponibilizado na íntegra pelo Sindicato neste link: https://bit.ly/450YQdA.
O AEROIN entrou em contato com a LATAM e a companhia afirmou que não irá comentar o assunto.
Informações do SNA