window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Sistema de aproximação de pista destruído em decolagem perigosa de Boeing 727 está sendo recuperado

O Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, enfrenta uma situação crítica após um sério incidente ocorrido no domingo, 10 de novembro, envolvendo um Boeing 727-200 da Aerosucre, registrado como HK-5216. Durante a decolagem, a aeronave colidiu com a antena do Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) na pista 14L.

Como informa o Aviacionline, o avião estava em operação em um voo para Valência, na Venezuela, tendo decolado às 16h21, horário local (21h21 GMT). De acordo com imagens e informações da Aeronáutica Civil da Colômbia, o impacto com o sistema ILS ocorreu logo após o início da subida.

A tripulação seguiu os procedimentos de emergência e permaneceu no ar por mais de uma hora para queimar combustível, realizando um pouso seguro às 17h42 (22h42 GMT). A aeronave apresentou danos visíveis no trem de pouso e na asa esquerda. Além disso, o impacto comprometeu um dos componentes essenciais do ILS, tecnologia fundamental para garantir aproximações seguras em condições de baixa visibilidade.

Em resposta ao incidente, a Aerocivil, em colaboração com a seguradora e o fabricante do sistema, Intelcan, iniciou os reparos necessários para restaurar o funcionamento do ILS o mais rapidamente possível.

Uma equipe técnica foi mobilizada na segunda-feira desta semana para avaliar a extensão dos danos e seu impacto nas operações do aeroporto.

O compromisso é assegurar que o ILS volte a funcionar no menor tempo possível, com os custos cobertos pela seguradora e o trabalho realizado rapidamente pelo fabricante”, afirmou a autoridade aeronáutica colombiana.

Os danos ao sistema ILS podem ter implicações operacionais significativas em um aeroporto movimentado como El Dorado, que lida com altos volumes de tráfego aéreo e depende dessa tecnologia, especialmente em condições climáticas adversas.

Embora o incidente não tenha causado vítimas fatais, ele levanta preocupações sobre possíveis problemas recorrentes na operação da Aerosucre, incluindo questões relacionadas ao planejamento de seus voos.

A Direção Técnica de Investigação de Acidentes da Aerocivil está investigando as causas do incidente, com o intuito de formular recomendações que reforcem a segurança aérea e evitem a ocorrência de futuros eventos similares.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

FAB celebra Aviação de Patrulha, a linha de frente na defesa...

0
Atuando 24 horas por dia, a Aviação de Patrulha cobre mais de 13 milhões de km² e é peça-chave na defesa do mar territorial brasileiro.