window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Sindicato solicita à Latam transporte para treinamentos e contabilização do deslocamento dos tripulantes

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) enviou um ofício à Latam Airlines Brasil requerendo que a companhia ofereça transporte para que os tripulantes se desloquem de suas bases nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos até o centro de instrução da CAE, localizado em Guarulhos, onde são realizados os treinamentos.

De acordo com informações recebidas pelo SNA, o transporte dos aeronautas não está sendo disponibilizado pela Latam, mas sim pela CAE, em horários específicos que não coincidem com os horários de início e término dos treinamentos dos pilotos.

Mesmo que o transporte seja fornecido por uma empresa terceirizada, a responsabilidade sobre o deslocamento dos aeronautas é da companhia aérea.

Outro ponto levantado pelo SNA é a falta de contabilização do tempo de deslocamento na jornada de trabalho dos tripulantes. Os horários de início e término da jornada de trabalho, conforme foram publicados, coincidem com os dos treinamentos, não levando em consideração o tempo necessário para que os tripulantes se desloquem de suas bases até as instalações da CAE.

O SNA enfatizou que o início e o fim da jornada de trabalho do aeronauta ocorrem no aeroporto de sua base contratual e que o deslocamento para atividades em outros locais deve ser contabilizado em sua jornada.

Diante disso, o sindicato requereu à Latam que regularize o transporte dos aeronautas entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos e o centro de instrução da CAE, além de garantir a correta contabilização do tempo de deslocamento na jornada de trabalho dos tripulantes.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias