
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) enviou um ofício à Latam Airlines Brasil requerendo que a companhia ofereça transporte para que os tripulantes se desloquem de suas bases nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos até o centro de instrução da CAE, localizado em Guarulhos, onde são realizados os treinamentos.
De acordo com informações recebidas pelo SNA, o transporte dos aeronautas não está sendo disponibilizado pela Latam, mas sim pela CAE, em horários específicos que não coincidem com os horários de início e término dos treinamentos dos pilotos.
Mesmo que o transporte seja fornecido por uma empresa terceirizada, a responsabilidade sobre o deslocamento dos aeronautas é da companhia aérea.
Outro ponto levantado pelo SNA é a falta de contabilização do tempo de deslocamento na jornada de trabalho dos tripulantes. Os horários de início e término da jornada de trabalho, conforme foram publicados, coincidem com os dos treinamentos, não levando em consideração o tempo necessário para que os tripulantes se desloquem de suas bases até as instalações da CAE.
O SNA enfatizou que o início e o fim da jornada de trabalho do aeronauta ocorrem no aeroporto de sua base contratual e que o deslocamento para atividades em outros locais deve ser contabilizado em sua jornada.
Diante disso, o sindicato requereu à Latam que regularize o transporte dos aeronautas entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos e o centro de instrução da CAE, além de garantir a correta contabilização do tempo de deslocamento na jornada de trabalho dos tripulantes.