
Em uma demonstração de apoio e força, aliados da OTAN celebraram o Dia da Independência da Estônia com um sobrevoo “de peso”.
Um bombardeiro Boeing B-52 Stratofortress da Força Aérea Americana (USAF) realizou um sobrevoo neste 24 de fevereiro sobre o país europeu, acompanhado por dois caças Boeing F/A-18 Hornet da Força Aérea da Finlândia (Ilmavoimat) e mais quatro caças Lockheed Martin F-35 da Real Força Aérea dos Países Baixos.
A Estônia é um dos três países bálticos e tornou-se independente do Império Russo em 24 de fevereiro de 1918. Apesar de ter sido posteriormente ocupada por diferentes regimes, como a Alemanha Nazista e a União Soviética, o país considera esta data como o dia de sua independência.
A data também coincide com o aniversário da segunda invasão russa da Ucrânia, ocorrida em 24 de fevereiro de 2022. Por esse motivo, o sobrevoo das aeronaves da OTAN carrega um significado que vai além da Estônia, servindo também como um recado para Moscou. A fronteira entre a Estônia e a Rússia tem quase 300 quilômetros de extensão, e a capital estoniana, Tallinn, está a apenas cinco horas de carro de São Petersburgo.
🙌 Thank you, friends & allies, for celebrating our 🇪🇪Independence Day with us! #Estonia107 #StrongerTogether #WeAreNATO #B52 pic.twitter.com/r3XIQS1eKy
— MoD Estonia (@MoD_Estonia) February 24, 2025
Today, the Finnish Air Force, along with its allies, participated in the Estonian Independence Day parade in Tallinn with two F/A-18 Hornets. Elagu Eesti Vabariik!🇪🇪#ilmavoimat #StrongerTogether pic.twitter.com/twsEAeLbrS
— Ilmavoimat (@FinnishAirForce) February 24, 2025