
A WEG, uma empresa brasileira com atuação mundial nas áreas de engenharia elétrica, tecnologia de energia e automação, em parceria com a GranServices, INSUP-RO Petrobras e colaboração do Centro de Pesquisas e Inovação da Petrobras (CENPES), finalizou com sucesso a aplicação de uma solução inovadora e de alta resistência no heliponto de PRA-1.
Segundo reporta a empresa, o revestimento WRAPX HBD 332, especialmente desenvolvido por ela, foi selecionado para enfrentar os desafios de corrosão e impactos frequentes em ambientes severos, garantindo a estanqueidade e durabilidade do heliponto.
O WRAPX HBD 332 é um revestimento epóxi flexível que se destaca por suas propriedades mecânicas e sua aplicação em altas espessuras em uma única demão, simplificando a operação e reduzindo o tempo de aplicação. Com uma flexibilidade de 22% de alongamento, o revestimento acomoda movimentos de dilatação e contração nas superfícies metálicas, evitando fissuras e garantindo maior integridade estrutural.
A fabricante explica que esse diferencial técnico permite que o revestimento resista a condições agressivas, como as encontradas em plataformas offshore, plantas químicas e, neste caso, um heliponto.
Na execução da obra, foi realizada a preparação da superfície do heliponto com hidrojateamento de ultra alta pressão, e durante o plano de pintura foi aplicado o WRAPX HBD 332 em uma camada uniforme de 5 mm, reforçada com manta de polipropileno nas junções das chapas, assegurando maior flexibilidade e máxima resistência mecânica.
A finalização incluiu a aplicação de revestimento antiderrapante, resultando em um piso estanque que facilita o escoamento de líquidos, aumentando não apenas a durabilidade do heliponto, mas também a segurança operacional.
A WEG lista as seguintes vantagens operacionais do WRAPX HBD 332 , além de suas propriedades mecânicas e resistência a impacto:
– Maior intervalo entre manutenções: A durabilidade proporcionada pelo WRAPX HBD 332 resulta em uma maior disponibilidade operacional dos ativos, com menos tempo de inatividade.
– Otimização dos processos produtivos e redução de custos operacionais: A liberação rápida do equipamento após a aplicação, devido à aplicação em uma única camada de alta espessura atrelada a sua baixa sensibilidade a condições adversas como umidade, permite uma resposta ágil às necessidades operacionais e manutenção.
Segundo o Gerente de Desenvolvimento de Tintas Líquidas, Eder Dirceu Dela Justina, “A escolha pelo WRAPX HBD 332 para esta aplicação reforça nosso compromisso com soluções que unem inovação e eficiência, garantindo a proteção e longevidade dos ativos em condições severas, especialmente no ambiente offshore.“
Informações da WEG