window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Sons estranhos fazem pilotos voltarem e descobrirem um cachorro solto no porão do avião

Uma cena incomum protagonizada por um pastor belga paralisou temporariamente as operações de um Airbus A319 da Croatia Airlines, obrigando a aeronave a permanecer no solo por quase duas semanas. O inusitado episódio ocorreu no final de setembro, durante um voo programado para partir de Zagreb com destino a Estocolmo.

Como informa o aeroTELEGRAPH, o pastor belga conseguiu escapar da gaiola na qual estava confinado no porão de carga, enquanto a aeronave taxiava em direção à pista de decolagem.

A tripulação rapidamente percebeu sons anormais vindos dessa área, o que os levou a retornar ao portão para uma verificação. Foi quando descobriram que o cachorro havia se libertado de sua prisão temporária.

A ação furtiva do cão causou danos suficientes ao Airbus A319, registrado como 9A-CTL, para impedir sua decolagem. A Croatia Airlines informou que precisou substituir a aeronave danificada para que os ageiros finalmente chegassem ao destino desejado, um atraso que se prolongou, embora ainda no mesmo dia.

A aeronave avariada ou por uma inspeção detalhada, retirando-a de serviço por 13 dias. Em resposta, a Croatia Airlines defendeu suas práticas, afirmando que todos os regulamentos nacionais e internacionais foram rigorosamente seguidos no que se refere ao transporte de animais.

As circunstâncias exatas por trás da habilidade canina de escapar ainda estão sob investigação, mas o incidente levantou questões sobre a segurança e o manejo de animais transportados em porões de carga.

O caso não apenas gerou atrasos, mas também levanta uma discussão sobre o método ideal para o transporte de animais em aeronaves, considerando o bem-estar dos bichinhos e a segurança das operações de voo. Enquanto isso, os ageiros afetados foram relocalizados em um voo substituto, chegando a Estocolmo com atraso, mas em segurança.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias