
A STARLUX Airlines, uma companhia aérea de Taiwan, firmou um novo pedido com a Airbus para a aquisição de cinco novos jatos cargueiros A350F. Esta encomenda dobra o pedido inicial da companhia feito no ano ado, que já incluía cinco unidades do modelo de carga. A frota de A350F será operada pela STARLUX Cargo em algumas das rotas de frete mais movimentadas do mundo.
Glenn Chai, CEO da STARLUX, afirmou: “O mercado de carga está prestes a se tornar um elemento chave em nosso modelo de negócios e beneficiará das vantagens que a localização geográfica de Taiwan oferece. O A350F é a escolha perfeita para a STARLUX, pois oferece uma capacidade de carga e alcance similar aos freighters de gerações anteriores, mas com reduções muito significativas no consumo de combustível e nas emissões de carbono.”
Benoît de Saint-Exupéry, Vice-Presidente Executivo de Vendas de Aeronaves Comerciais da Airbus, também comentou sobre a parceria: “Agradecemos à STARLUX Airlines pela confiança contínua na Airbus e seus produtos. O A350F se integrará perfeitamente à frota de última geração da companhia, que é toda composta por aeronaves Airbus, oferecendo níveis incomparáveis de homogeneidade técnica e operacional. Este segundo pedido desta companhia em rápido crescimento é mais uma confirmação do A350F como uma nova referência no mercado de transporte de cargas pesadas.”
Atualmente, a frota da STARLUX Airlines conta com 26 aeronaves Airbus, incluindo os modelos A321neo, A330neo e A350-900. O A350F, ainda em desenvolvimento, pode transportar uma carga útil de até 111 toneladas e voar por até 4.700 milhas náuticas (8.700 quilômetros).
Equipado com os mais recentes motores Rolls-Royce Trent XWB-97, o A350F promete uma redução de até 40% no consumo de combustível e nas emissões de carbono quando comparado com aeronaves freighters de gerações anteriores com capacidade similar.
O A350F também apresenta a maior porta de carga do deck principal da indústria, com o comprimento da fuselagem e a capacidade otimizada para se adequar aos pallets e contêineres padrão do setor.
Mais de 70% da estrutura da aeronave é feita de materiais avançados, resultando em um peso de decolagem 46 toneladas mais leve em comparação com a concorrência. Além disso, o A350F é o único cargueiro que atenderá plenamente aos novos padrões de emissão de CO₂ da ICAO, que entrarão em vigor em 2027.