window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Startup nigeriana adquire o primeiro jato Embraer ERJ-140 e se prepara para estrear voos

Imagem: dragunov, via Depositphotos

A nova companhia aérea QAir está prestes a entrar no mercado doméstico nigeriano e alcançou um marco significativo com a aquisição de sua primeira aeronave, um Embraer ERJ-140, como informou o Newsaero.

A aeronave, registrada como 5N-SYQ e com o número de série 145682, foi recentemente avistada no Aeroporto de Benslimane, em Marrocos, já ostentando a pintura da companhia. Com 22 anos de idade, o avião foi previamente operado pela Regional One, uma transportadora dos Estados Unidos.

Uma segunda aeronave, do modelo ERJ-145 (MSN 14500857), também está estacionada em Benslimane e acredita-se que seja outra aquisição para a nova companhia.

Embora a QAir ainda não tenha anunciado uma data de lançamento ou detalhes sobre sua rede de rotas, fontes sugerem que a companhia inicialmente focará no mercado doméstico. Atualmente, a empresa aguarda a aprovação de seu Certificado de Operador Aéreo (COA).

A QAir estará entrando em um mercado doméstico altamente competitivo, onde mais de quinze companhias já operam, incluindo Air Peace, Aero Contractors, Ibom Air, Green Africa Airways e Arik Air. Novas entrantes como NG Eagle, Xejet, United Nigeria, ValueJet, Umza Xpress e Rano Air também fazem parte desse cenário, com outras startups como Enugu Air e Bellagio previstas para lançamento ainda este ano.

A QAir é de propriedade do Comandante Ahmed Borodo, que também atua como CEO da Flybird Aircraft Management Services Limited, uma companhia de aviação executiva.

A Flybird, que obteve seu COA em junho de 2024, opera uma frota misturada, incluindo um Hawker 800XP, dois HS-125 800XP, um HS-125 900XP, além de jatos de longo alcance como um Challenger 604, Gulfstream IV-SP e Gulfstream G550. Esses jatos maiores, adquiridos em 2024, são gerenciados pela OrientJets, uma t venture com a Falcon Aero Canada Inc., uma subsidiária da Falcon Aerospace Limited.

O Comandante Borodo, ex-piloto da Virgin Nigeria Airways, Camac International Limited e King Airlines Lagos, começou sua carreira em telecomunicações com a MTN Nigeria antes de fazer a transição para o setor de aviação. Ele possui um mestrado em contabilidade pela Universidade Bayero, em Kano.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias