
A Korean Air está se preparando para se fundir com a também coreana Asiana Airlines. Entre as medidas previstas está a aposentadoria das frotas de aeronaves de quatro motores de ambas as companhias, incluindo o Boeing 747 e o Airbus A380, programada originalmente para 2026.
Segundo o Aviacionline, a Korean Air enviou vários Airbus A380 para as instalações da Lufthansa Technik em Manila, nas Filipinas, para realização de Check-D (manutenção geral).
Essa decisão pode ser interpretada como uma possível postergação da retirada do superjumbo, motivada pelo aumento da demanda de ageiros e pelos constantes atrasos na entrega de novas aeronaves. Além disso, foi observada a modernização de alguns assentos do A380.
Atualmente, a Korean Air está reavaliando sua estratégia operacional para o A380. As vendas de bilhetes para América do Norte, Europa e Oceania representaram 59% da receita total da empresa no terceiro trimestre de 2024, em comparação com 54% no mesmo período de 2019, antes da pandemia.
A Korean Air possui sete A380 operacionais de uma frota original de dez, enquanto os outros três foram aposentados. A Asiana Airlines, por sua vez, mantém em operação seus seis superjumbos. Quando a fusão se concretizar, o total combinado será de treze A380.
Leia mais: