
No dia 8 de fevereiro de 2025, a Direção Geral do Tesouro de Cabo Verde recebeu autorização para conceder duas garantias soberanas à TACV – Transportes Aéreos de Cabo Verde, S.A. Essas garantias são parte das operações de leasing financeiro com a empresa Truenoord para a aquisição de dois aviões ATR 72-600, com números de série MSN 1512 e MSN 1514. 57zn
Cabo Verde, um arquipélago composto por dez ilhas, depende significativamente do turismo, além de ter uma comunidade de emigrantes espalhada por todo o mundo. Por essa razão, o setor de transporte aéreo e marítimo desempenha um papel crucial na estratégia de desenvolvimento do país e na conexão entre suas ilhas.
Assim, a melhoria da conectividade, mobilidade e transporte se tornou uma das prioridades do programa do Governo para a Legislatura 2021/2026.
Com a saída da única companhia aérea que garantiu a conectividade interilhas em 2024, o Governo mobilizou soluções alternativas para manter a conectividade em nível nacional. Uma dessas soluções foi o contrato emergencial assinado com a TACV para a prestação de serviços de transporte aéreo doméstico, que tem atendido às necessidades de mobilidade do país.
Para cumprir as obrigações decorrentes desse contrato, a TACV iniciou negociações com a Truenoord, uma empresa especializada em leasing operacional de aeronaves, visando dois Contratos de Leasing Operacional de Longo Prazo (CLO) para a aquisição dos ATR 72-600.
A Truenoord solicitou, como colateral, a apresentação de duas Garantias Soberanas do Estado de Cabo Verde, através da de um contrato de garantia em um modelo específico proposto pela empresa.
Assim, o Estado de Cabo Verde, na qualidade de acionista majoritário, reconhece o interesse público em apoiar a TACV na realização das operações de leasing, tendo em vista os objetivos dos investimentos propostos e a necessidade de manter as ligações aéreas dentro do território nacional sem interrupções, além de garantir a inclusão dessas ações no programa do governo para o setor de transportes.