window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Tailândia ressalta preferência pelo caça Gripen em competição com o F-16 americano

Foto: Ministério da Defesa de Singapura

A Real Força Aérea Tailandesa anunciou na terça-feira, dia 28, que opta por adquirir caças SAAB Gripen NG, em vez dos F-16 fabricados pela Lockheed Martin dos Estados Unidos. Conforme divulgado no início de julho, o comandante da Real Força Aérea Tailandesa (RTAF) havia adiantado ao Governo sua recomendação de adquirir o caça sueco, embora ainda faltassem conhecer alguns detalhes importantes sobre as propostas norte-americanas e suecas.

O Bangkok Post informou que, após estudar as ofertas finais apresentadas por ambos os concorrentes, no dia 20 de agosto o comitê de seleção da Força Aérea ratificou a decisão de adquirir o Gripen.

Esses detalhes referiam-se principalmente às chamadas compensações, como a transferência de tecnologia e o treinamento, questões nas quais as Forças Armadas tailandesas vêm enfatizando em suas aquisições, como relata o portal parceiro Aviacionline.

Após examinar todos os fatores, a RTAF escolheu o Gripen E/F em vez dos F-16V Block 70/72 Viper, conforme declarou o ACM Phanphakdee (comandante-chefe da RTAF) em um comunicado. Ele acrescentou que agora prepararia documentos para explicar ao público e a seus superiores os detalhes fornecidos pelos dois fabricantes: o sueco Saab e o norte-americano Lockheed Martin, e justificar sua preferência.

Aparentemente, a Saab teria oferecido o ao seu avançado enlace tático de dados, que será muito útil para acelerar o desenvolvimento de sua própria versão da tecnologia, chamada Link T. A Suécia também teria proposto modernizar gratuitamente o sistema de radar de vigilância aérea Erieyedel Saab 340 AEW da Força Aérea, acrescentou a fonte, observando que isso representaria uma importante economia orçamentária.

Segundo o Bangkok Post, a RTAF busca adquirir rapidamente quatro novos caças para começar a substituir uma dúzia de antigos F-16 A/B, que serão retirados de serviço em um futuro próximo.

A aquisição agora espera a aprovação final do novo ministro da Defesa e do gabinete, que se espera que seja formado nos próximos dias, após a recente eleição do primeiro-ministro Paetongtarn Shinawatra. O ACM Phanphakdee expressou sua confiança de que eles apoiarão a escolha da RTAF.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias