
Representantes do movimento radical talibã, que tomou o poder no Afeganistão no ano ado, am um acordo com os Emirados Árabes Unidos de cooperação na gestão de quatro aeroportos do país, incluindo a capital. Isto foi relatado na terça-feira pela agência de notícias afegã Bakhtar .
O acordo foi assinado após uma visita aos Emirados Árabes Unidos pelo vice-primeiro-ministro interino Abdul Ghani Baradar. De acordo com o documento, as partes concordaram com as condições de operação dos aeroportos de Cabul, Kandahar, Herat e Mazar-i-Sharif.
De acordo com a Agence -Presse, o Ministério dos Transportes e Aviação Civil do governo interino talibã celebrou um acordo com a empresa dos Emirados GAAC Solutions. Ele prevê a assistência em terra de aviões nos aeroportos de Cabul, Kandahar e Herat. O contrato é válido por 18 meses.
Note-se que a GAAC presta serviços de terra e manutenção de aeronaves no aeroporto de Cabul desde novembro de 2020, mas o acordo oficial só foi concluído agora. Além disso, a empresa desempenhou um papel importante na restauração do aeroporto após o ataque terrorista em 26 de agosto de 2021.
De acordo com o diretor regional do GAAC, Ibrahim Morafi, o acordo pode “dar às companhias aéreas internacionais a confiança de que poderão retomar os voos para o Afeganistão”.
No início de fevereiro, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse que Doha e Ancara chegaram a acordos de princípio com o Talibã para istrar quatro aeroportos afegãos. O Ministério das Relações Exteriores da Turquia também confirmou à TASS que as partes concordaram em proteger conjuntamente o território do aeroporto de Cabul. Tudo isso, no entanto, foi suspenso e os Emirados Árabes prevaleceram no negócio.