
Um desfile na antiga Base Aérea de Graham foi organizado pelo Talibã nesta quarta-feira (14), comemorando os três anos da retirada americana do Afeganistão.
O local, que foi o principal centro logístico e de apoio aéreo dos EUA durante a ocupação do país, virou uma grande avenida onde dezenas de jeeps Humvee, veículos resistentes a minas (MRAP) International MaxxPro e caminhões Navistar 7000 desfilaram acompanhado de helicópteros.
Chamou a atenção a presença não apenas dos helicópteros russos Mil Mi-8 Hip e Mi-24/35 Hind, que operam no país desde antes da invasão soviética, mas também os helicópteros americanos de transporte médio Sikorsky UH-60 Black Hawk e de transporte/ataque leve McDonnell Douglas MD 530F Little Bird.
Ao menos três Black Hawk são vistos e quase uma dezena de Little Birds, demonstrando que o grupo terrorista que controla o país conseguiu manter estas aeronaves em condições de voo, apesar de que os EUA tinham garantido que ao menos os meios aéreos que não foram evacuados foram desabilitados, como foi o caso do avião de ataque brasileiro Embraer A-29 Super Tucano.
The US spent 3 Trillion dollars, 2 decades of War and countless wasted lives
— Chay Bowes (@BowesChay) August 14, 2024
To replace the Taliban with the Taliban
3 years on the Afghans are celebrating their victory over the "greatest military on earth" The parades Armor, air force and weapons all provided by the USA pic.twitter.com/ttuNBLjPHE
Taliban is holding a parade showing off equipment left behind by Biden-Harris
— End Wokeness (@EndWokeness) August 14, 2024
pic.twitter.com/mZUxFzzul1