
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, recebeu na noite da última terça-feira (1º/4), às 22h38, o primeiro voo direto vindo de Lisboa desde as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024. A rota que liga as capitais gaúcha e portuguesa volta a operar com as tradicionais três frequências semanais pela TAP Air Portugal.
Os primeiros 174 ageiros da retomada tiveram uma experiência singular no voo, com a degustação de espumantes da Serra Gaúcha, quebrando a tradição da TAP de oferecer exclusivamente vinhos portugueses a bordo. Saindo do Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa, o voo TAP-117 foi realizado pelo Airbus A330-900 (A330neo), de matrícula CS-TUJ.
Para o secretário de Turismo, Ronaldo Santini, Portugal é um mercado estratégico para o RS devido aos laços culturais e à possibilidade de promover ativamente os 400 anos das Missões Jesuíticas no Estado.
“A retomada do voo direto é um grande avanço para o turismo e a economia do Rio Grande do Sul. Essa conexão facilita a vinda de turistas europeus, especialmente portugueses, que têm uma forte relação cultural e histórica com nosso Estado. Além disso, abre novas oportunidades para negócios e intercâmbios acadêmicos, fortalecendo também o setor aéreo”, analisou Santini.
O trecho Porto Alegre-Lisboa tem duração de aproximadamente 11 horas e é uma das operações mais longas da companhia aérea portuguesa. As viagens serão realizadas no Airbus A330-900neo, com capacidade para 298 ageiros, às terças, quintas e sábados. A partida de Lisboa ocorre às 13h05, com chegada a Porto Alegre às 20h25.
No sentido contrário, os voos partem do Rio Grande do Sul às 21h55 e pousam em Portugal às 12h45 do dia seguinte. O primeiro voo da retomada saindo do Estado decolou na madrugada desta quarta-feira (2/4).
Retomada no cenário internacional
Em março, a Secretaria de Turismo (Setur) participou ativamente da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL 2025), reforçando a promoção dos destinos gaúchos no mercado europeu e divulgando a retomada do voo direto. No evento, a Setur também reuniu operadores de turismo portugueses para um café da manhã, apresentando os atrativos e experiências do Estado.
“O Rio Grande do Sul está demonstrando sua força na retomada, reafirmando uma posição estratégica no cenário internacional. Seguimos trabalhando para ampliar a conectividade aérea, estimulando o turismo e consolidando o Estado como um destino cada vez mais ível e competitivo”, destacou Santini.
A TAP completa, em 2025, 14 anos de operação em Porto Alegre, conectando a capital gaúcha a Lisboa com três frequências semanais. As viagens para o Estado só foram suspensas em dois momentos: durante a pandemia de Covid-19 e após o fechamento do Salgado Filho devido às enchentes no ano ado.
De volta para o Rio Grande
No desembarque dos ageiros, um casal se destacou pela recepção especial preparada pela filha, Paula Anselmi. Ela contou que a mãe aguardava ansiosamente pelo retorno dos voos e foi uma das primeiras a adquirir a agem, em 16 de dezembro.
“O retorno das operações está trazendo meus pais de volta para nossa cidade, Caxias do Sul. Eles ficaram seis anos em Portugal. São muitas bagagens, então pegar um voo com escalas era inviável“, contou Paula.
A recepção contou com um cartaz de boas-vindas personalizado. Paulo Anselmi não escondeu a alegria em retornar para casa, desta vez em definitivo. “Eu estava bastante ansioso. Não adianta, é a nossa terra, o nosso chão. Temos de estar com nossos amigos e nossa família”, disse.
Viagem pelo Estado
O voo de retomada entre Porto Alegre e Lisboa também trouxe, entre os ageiros, oito jornalistas portugueses de veículos on-line e impressos para conhecerem as belezas, os atrativos e a culinária do RS. Ao longo de uma semana, eles visitarão a Serra, os Campos de Cima da Serra e o Vale do Taquari, região fortemente associada ao turismo religioso.
Leia mais: