
A GE Aerospace e o Ministério da Defesa Nacional da Polônia finalizaram um acordo de compromissos de compensação que apoia a aquisição de 96 helicópteros Boeing AH-64E Apache Guardian equipados com motores turboeixo T700 da GE Aerospace.
O acordo, que envolve a Military Aviation Works (Wojskowe Zakłady Lotnicze NR 1 S.A. ou WZL-1) em Dęblin e a Universidade de Tecnologia Militar em Varsóvia (Wojskowa Akademia Techniczna ou WAT), sustentará empregos de alto nível na Polônia e fornecerá novas áreas de tecnologia de manutenção, reparo e revisão (MRO) de motores, treinamento e assistência técnica para a base industrial de defesa, permitindo que a indústria polonesa apoie as Forças Armadas da Polônia na manutenção da frota de Apaches.
Segundo o acordo, a WZL-1 fornecerá e sob licença de MRO para os motores T700/CT7 dos Apaches, bem como dos helicópteros Sikorsky S-70i Black Hawk e Leonardo AW149 e AW101 que estão na frota de aeronaves das Forças Armadas da Polônia. A WAT gerenciará o treinamento, incluindo treinamento de motores T700/CT7, para técnicos poloneses, pessoal militar e funcionários da WZL-1 que apoiarão a frota de helicópteros operando nas Forças Armadas da Polônia, além de preparar futuros engenheiros para as Forças Armadas da Polônia.
Com essas parcerias, o Ministério da Defesa Nacional da Polônia terá uma capacidade completa de depósito e treinamento de motores no país. Essas capacidades garantirão que o Ministério da Defesa Nacional da Polônia tenha segurança de suprimento para todas as plataformas movidas pela linha de motores T700/CT7. O acordo também abre caminho para futuras parcerias na Polônia com os motores de combate da GE Aerospace, como o F110, F414 e F404, onde os relacionamentos com as indústrias de defesa polonesas serão fundamentais.
A Polônia se tornará a quarta usuária na Europa de helicópteros Apache na Europa e a quinta na OTAN, porém terá a segunda maior frota, ficando apenas atrás dos próprio EUA, que tem em torno de 800 unidades do helicóptero de ataque. Trata-se de uma forma de dissuasão à Rússia no flanco leste da OTAN.
Pela Assessoria de Imprensa da General Eletric